Por Silvani Soares
Governo suspende nomeações e concursos
O "Diário Oficial" da União traz hoje uma portaria do Ministério do Planejamento que suspende, por tempo indeterminado, as nomeações de concursados no governo federal e a realização de novos concursos.A medida, anunciada pela ministra Miriam Belchior (Planejamento), faz parte dos cortes de R$ 50 bilhões no Orçamento estipulados pela presidente Dilma Rousseff no início do ano.Somente a suspensão de concursos públicos deve representar uma economia de R$ 3,5 bilhões aos cofres federais. (Ana flor, Folhacom)
Educação e saúde têm a pior fiscalização
A Controladoria-Geral da União (CGU) admitiu que a Saúde tem a pior fiscalização do governo devido ao controle "absolutamente insuficiente" das transferências para estados e municípios. As mesmas falhas contaminariam o também bilionário orçamento da educação.O ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, afirmou que falta transparência no Ministério da Saúde e anunciou um plano de ação para conter o rombo nos cofres públicos. Nos últimos dois dias, O GLOBO mostrou como os desvios de recursos estão disseminados na Saúde . As falhas, apontadas na semana passada em reportagens do GLOBO, já foram cobradas do Ministério da Saúde, em Nota Técnica emitida há quase dois anos.
Sancionada Lei que dá direito aos avós visitar netos
A presidente Dilma Rousseff sancionou, segunda 28, a lei que dá aos avós o direito de visitar os netos em caso de divórcio dos pais.A medida foi proposta pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO), em 2007, e aprovada em última votação no início do mês pela Câmara. A Lei entrará em vigor noventa dias após a sua publicação no Diário Oficial da União, que deve ocorrer nesta terça-feira. Diz ainda a senadora que,"se os avós têm por obrigação prestar auxílio material ao neto, conforme o artigo 1.696 do Código Civil, "que dirá o auxílio emocional incluído no convívio familiar".
É proibido vazar dados sigilosos
A Receita Federal editou portaria detalhando quais informações devem ser resguardadas e quais as punições para os servidores que derem divulgação a elas. Na semana passada, o Congresso Nacional derrubou a Medida Provisória (MP) 507, publicada no fim de 2010, aumentando a punição para auditores que vazarem dados de contribuintes. Com o fim da MP, essas punições deixaram de valer.Porém, na nova portaria divulgada ontem, a Receita fez questão de especificar quais as punições para quem fizer acesso imotivado ou repassar dados de contribuintes: possibilidade de suspensão e, dependendo da gravidade do caso, demissão.
Humoristas cearenses
O Ceará é reconhecido por ter os maiores humoristas do Brasil. Chico Anysio, Renato Aragão, Tom Cavalcante, Tiririca, Paulo Diógenes, Zé Modesto, Lailtinho, Rosicléia, Ciro Santos, Augusto Bonequeiro, Motoka, Damião. Aqui em Iguatu, graças ao trabalho de Giovani Oliveira através do Festival de Humor, vários outros talentos foram revelados também.
CDL
Sem qualquer bandeira politica, CDL, cumpre o papel em defesa do afiliado Grupo Sobreira com a nota de esclarecimento através da imprensa local. Muitos podem discordar.
Vaias na Câmara
Presença na Câmara só cresce quando tem galera organizada. Uma constatação após a última sessão na semana. Novamente o alvo era os vereadores da oposição e a sessão debatia os escândalos dos produtos adulterados. Ora, fatos ruins também precisam ser lembrados como lição e aprendizado. Este é um problema antigo. Nestes casos, cabe à presidência botar ordem na casa, fazendo valer o regimento interno e o código de ética.
Mais Ação
Programa de todos os sábados na Mais FM, o Mais Debates é sucesso pela linha polêmica e estilo diferenciado. Neste sábado estivemos no bairro da COHAB Dois na praça de Nossa Senhora das Graças, durante o Mais Ação, onde sentimos esta afirmação junto a comunidade. A presença dos moradores que ali estiveram para tirar dúvidas com a equipe da Coelce, Sebrae, realizando exames pelo Hemoce,e conhecer ainda o trabalho da Polícia no combate às drogas. Enfim, um trabalho reconhecido pelos ouvintes que á distancia, puderam ouvir o trio da Zenir. É sempre assim quando a FAJI promove o Mais Ação nos bairros, a cada final de mês. Em abril, será a vez do bairro Prado.