Sensação de insegurança é maior no Nordeste
O índice de percepção de insegurança entre os brasileiros é maior na Região Nordeste, aponta estudo divulgado nesta quarta-feira (30) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com o Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips) sobre Segurança Pública, 85,8% dos entrevistados nordestinos disseram ter muito medo de serem assassinados.Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2009, os estados do Nordeste registraram, juntos, a segunda maior média entre as taxas de homicídio doloso das regiões brasileiras (29,3 homicídios dolosos/100 mil habitantes), perdendo apenas para a Região Norte (29,5 homicídios dolosos/100 mil habitantes). Além disso, o Nordeste tem a menor média de gastos per capita com segurança pública – R$ 139,60 por habitante. Segurança é o item fundamental para se definir um lugar como bom para viver.
Transferidos para o interior, PMS reclamam de punição
Na manhã desta quarta-feira (30), representantes da Associação dos Cabos e Soldados Militares do Ceará (ACSME) solicitaram da Assembleia Legislativa mediação, junto ao Comando da Polícia Militar, para tratar da transferência de 103 policiais para o interior do Estado. A denúncia foi feita durante reunião da Comissão de Defesa Social da Casa.Segundo o presidente da Associação, Flávio Sabino, os PMs foram transferidos “sem critérios”, sob a alegação de carência de efetivo. “Muitos deles estão de licença para tratamento de saúde, alguns têm até câncer”, relatou Sabino. Após a denúncia, o presidente da Comissão, deputado Delegado Cavalcante (PDT), sugeriu a formação de uma comissão parlamentar para intermediar uma audiência com o Comando da PM.
Aumento no álcool faz consumidor trocar por gasolina
De acordo com o diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, a estatal não fará qualquer alteração no preço da gasolina devido à volatilidade do preço do barril de petróleo no mercado internacional. A política é não aumentar preço da gasolina e do díesel em função de alterações conjunturais. Só aumentamos quando percebemos que há uma mudança no estado das coisas, afirmou BarbassaO aumento do preço do álcool fez os consumidores trocarem de combustível, migrando para a gasolina. O volume que será importado também não é expressivo – o consumo brasileiro de gasolina é de 400 mil barris por dia. “Estamos importando uma quantidade para três ou quatro dias”, garante.
Ipaporanga: Tjce recebe denuncias contra prefeito
As Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) receberam denúncia do Ministério Público (MP) estadual, de agosto de 2009, contra o prefeito de Ipaporanga, Francisco Nilson Moreira. Acusado de praticar crimes contra a administração, ele deverá ser citado para apresentar defesa junto ao TJCE. A decisão foi proferida nesta quarta-feira (30).Segundo o MP, o prefeito não teria realizado licitação para a contratação de serviços de frete no ano de 2011. Nilson Moreira é acusado ainda de não ter comprovado a destinação de R$ 16.204,01 referentes a obras em calçamentos da cidade, que não chegaram a ser concluídas.
Ditadura nunca mais
Na passagem de 31 de março para 1º de abril, Jango anunciou para 200 mil pessoas, mobilizadas por comunistas e sindicalistas, as reformas que, se efetivadas, poderiam ter levado o Brasil a ser uma Nação bem diferente da atual. Mas, que acabaram sendo a gota d´água para o início de uma noite verde oliva que durou 21 anos.
Mengo de novo
Dessa vez a imprensa esportiva não precisa dizer que Horizonte X Flamengo será o jogo do ano. Já enfrentou o Fortaleza este ano, e no brasileirão pega também o Ceará quando completa a terceira visita ao Estado. O Horizonte conseguiu classificação ao empatar com o Guarani de Campinas por 2 a 2. O jogo contra o time carioca pode ir para Sobral.
Cinturão digital
A presidente da Comissão, deputada Mirian Sobreira (PSB), ressaltou que o debate sobre o Cinturão Digital é enriquecedor para promover avanços no setor tecnológico do Estado. “Aqui vamos nos informar como o Cinturão Digital deve colaborar com o crescimento do Ceará, nos ajudando no avanço das nossas tecnologias, se estendendo principalmente no Interior, onde a carência dessa ferramenta é maior .Inicialmente, 92 dos 184 municípios cearenses terão acesso imediato, conectando escolas, órgãos públicos e empresas em geral.
Paciência na fila do IPTU
O contribuinte saiu reclamando do atendimento no Banco Popular na hora de pagar o boleto do IPTU nesta quarta-feira. Sala desconfortável, sistema fora do ar e enormes filas. A administração deveria melhorar as condições nesta hora e com certeza aumentaria o recolhimento pois há um sentimento de beneficiarr com o desconto também. No local não existe qualquer orientação e informação para os contribuintes, que dividem as explicações com os próprios usuários na fila e que resulta em crítica. Alguns insatisfeitos reclamavam que perdem tempo e paciência na fila.
O “X” da questão
Da mesma forma que cobram da Deputada Mirian uma justificativa para o episódio dos produtos adulterados da empresa SB, os defensores da gestão ignoram as carteiras, aterro sanitário e torturas, que pode ser visto como dissimulação.Surge agora denuncia na área da educação. Por isso, digo que não leva a nada este bate- boca no rádio e muito que é da vida do político é assunto de interesse público, e sem baixarias. Quem ouviu os discursos inflamados na reunião realizada na Rua Porfirio Alves no bairro Veneza, interpreta como inicio de campanha, pois muito de que se falou faz parte do programa de rádio do prefeito no dia-dia. Tal comportamento pode explicar pelas declarações também do presidente da cãmara e do líder do prefeito. O resultado das eleições parece que deixou a turma em polvorosa.
A Praça
Hora de parabenizar o A Praça. 10 anos de ininterrupta circulação. Não é, atualmente o únicio, mas é o mais bem sucedido e um belo exemplo na sua expressão.