Por Silvani Soares
O tamanho dos desvios do SUS
De O Globo: Criado em 1990 para assegurar o pleno atendimento médico-hospitalar à população, o Sistema Único de Saúde (SUS) transformou-se no tesouro mais nobre e vulnerável do orçamento público brasileiro. Recursos bilionários e pulverizados são desviados de hospitais, clínicas credenciadas e unidades de saúde. Investigações administrativas do Ministério da Saúde e da Controladoria Geral da União, concluídas entre 2007 e 2010, apontaram desvios de R$ 662,2 milhões no Fundo Nacional de Saúde.O prejuízo pode ser bem maior, pois somente 2,5% das chamadas transferências fundo a fundo são fiscalizadas, de acordo com a CGU. O volume de dinheiro fiscalizado contrasta com a quantidade de desvios impunes. As fraudes incluem compras e pagamentos irregulares, superfaturamentos, desperdício com construção de hospitais que não funcionam e até contratação de um mesmo médico para 17 lugares ao mesmo tempo. Nos quatro anos analisados, o prejuízo foi de R$ 223,07 milhões.
Veja o que produziu a ficha suja
João Beltrão (PRTB), foragido da Justiça e denunciado sob acusação de homicídio, vai ser “devolvido” à Assembleia de Alagoas devido à decisão do Supremo de adiar a validade da Ficha Limpa para 2012.Um dos candidatos a deputado estadual mais votados do Estado, Beltrão havia sido barrado pela lei. Ele foi denunciado sob acusação de ser um dos mandantes da morte de um ex-policial em 1996.
A multiplicação do sucesso
A onda de sucesso dos padres cantores, inaugurada no fim da década de 90, está longe de chegar ao fim. O balanço anual da Associação Brasileira dos Produtores de Discos revela que, dos dez CDs mais vendidos de 2010, quatro são de sacerdotes católicos. Na lista — que teve o imbatível Luan Santana no topo —, o padre Fábio de Melo emplacou dois álbuns (o quinto e o sétimo lugares). Vendeu um total de 324 706 discos.O padre Reginaldo Manzotti e a coletânea “Erguei as Mãos” também garantiram um lugar entre os dez mais.”
Torturas nunca mais
Este blog obteve uma informação de que o caso das torturas estará de volta ao cenário local. Segundo a fonte, o senador Suplicy está devolvendo o processo ao o Ministério Público para as providências cabíveis inclusive estipulando prazos. Caso não tenha solução, será enviado aos organismos internacionais através da OEA. As vítimas aguardam o desfecho há 15 meses. A mesma fonte disse ainda que o Aterro Sanitário também terá novos desdobramentos.
Outra opinião
Cidadão lembra que após o episódio dos produtos adulterados ficou mais atento e espera que a vigilância funcione realmente, pois na bodega da esquina vende o pão mofado, nos mercantis produtos trazem apenas a data de embalagem e como identificar a validade? Em outros setores, há juros embutidos, sem falar na sonegação. Mas aí é com outro departamento. Não é correto a espetacularização, pois a sociedade tem que apoiar o fortalecimento de uma vigilância sanitária defendendo realmente os nossos interesses com segurança. Não pode e nem deve ficar no denuncismo ou julgar antecipadamente os suspeitos. Um outro ponto observado é como pode diante da tecnologia, alguém possa adulterar um produto com código de barras e datas que saem com registro de fábrica. É uma fragilidade que a indústria precisa encontrar meios eficazes para evitar estas falhas e a ideia saia daqui mesmo.
Humor
Após observar os repetidos reparos e remendos na Avenida Guilherme de Oliveira, um humorado leitor pergunta se o matérial usado ali também está fora da validade. Cartas para o órgão fiscalizador.
Chamem a Polícia
Conforme matéria do A Praça, edição deste sábado 26, com o título onda de assaltos assusta Iguatu, reforça nossa preocupação. Talvez seja um recorde o número de ocorrências durante o mês e triste para as estatisticas da segurança do município. Em plena luz do dia, fica o alerta para o turno da noite e com as ruas ás escuras facilitam a ação dos marginais. Um perigo para estudantes e trabalhadores.