Por Silvani Soares
Transparência e esperança (Opinião)
A obra seria concluída em 180 dias conforme a placa no canteiro de obras, e já se passaram oito meses. Quem passa em frente, não vê os avanços e questiona a demora. A foto é atual, mas a opinião é de novembro de 2010, quando teve início com o bloqueio da praça. Leitor atento reforça minha opinião sobre a construção de praças no que se refere ao prazo, preços e a construtora licitada. É preciso transparência, pois a sociedade vive desconfiada. Não adianta as pessoas acharem o projeto bonito, e no imaginário pensar que o preço é real. Inclusive chutando valores. Já vem por aí o Parque da Criança e sem defeitos, cheio de virtudes para a clientela do futuro, nada de escola, lazer e diversão. Como diz o ditado: “Não dando certo a mudança, muda de esperança". TCM cuida do resto.
Plano de Saúde: Reajustes de 7,69
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) fixou em 7,69% o índice máximo de reajuste para os planos de saúde médico-hospitalares individuais/familiares contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98. O percentual incidirá sobre os contratos de cerca de 8 milhões de consumidores, ou seja, 17% dos consumidores de planos de assistência médica no Brasil. A metodologia utilizada pela ANS é a mesma desde 2001. Em caso de dúvida, os consumidores devem entrar em contato com a agência pelo Disque-ANS (0800 701 9656); na internet pela página www.ans.gov.br, no link Fale Conosco; ou pessoalmente, em um dos 12 Núcleos da ANS distribuídos pelo país.
Minha casa, minha vida
No Nordeste, o Ceará é apenas o quarto em número de moradias para a baixa renda no Minha Casa 2. Número de moradias para a baixa renda é 146,6% maior que o da 1ª fase do programa, a qual se arrasta no Estado.A promessa é ambiciosa: a meta do Governo Federal é de construir no Ceará, até 2014, mais 36.997 moradias a famílias de baixa renda (que recebem entre zero e três salários mínimos).,Caso todas as unidades prometidas, de ambas as etapas, sejam entregues, o Ceará beneficiará a cerca de 51.997 famílias. O problema é que, só em Fortaleza, são 88 mil na fila de espera da iniciativa habitacional do Governo Federal. No interior, o projeto não desencalhou na maioria das cidades. Nos municípios cearenses que possuem entre 20 e 50 mil habitantes só está prevista a compra de casas, sendo elas no valor máximo de R$ 45 mil. Aos demais municípios, o teto de preço é R$ 49 mil, independentemente do tipo de imóvel.
O caso mensalão está de volta
O procurador-geral da República Roberto Gurgel enviou na quinta-feira parecer com alegações finais sobre o caso do mensalão. De acordo com a acusação, José Dirceu, "o chefe de quadrilha", pode pegar até 111 anos de prisão.Para a PGR, "as provas coligidas no curso do inquérito e da instrução criminal comprovaram, sem sombra de dúvida, que José Dirceu agiu sempre no comando das ações dos demais integrantes dos núcleos político e operacional do grupo criminoso. Era, enfim, o chefe da quadrilha". Dirceu é acusado de formação de quadrilha e corrupção ativa. Todos negam.
Oposição comemora
Adversários seguem a linha de raciocínio de que começou muito mal o governo Dilma Rousseff, diante dos escândalos noticiados pela imprensa. Palocci, aloprados, Ministério dos Transportes, sem contar as “pequenas” transgressões quase que diárias. E o povo, o que pensa?
Torturas em Iguatu
Após um ano e ninguém fala mais do processo das torturas que segue sem definição. Com o inquérito concluído, resta aos culpados aguardar a decisão. Como em outros casos, a sociedade mesmo sendo coadjuvante, também espera uma resposta.
Mais Debates
Logo mais ás 11h30 estaremos nos estúdios da Mais FM para a apresentar ao lado do professor José Roberto, o programa Mais Debates. E neste sábado teremos como entrevistada a deputada Mirian Sobreira.