Por Silvani Soares
Centro de Eventos e o impacto ambiental
Governador em exercício Domingos Filho participou nesta quinta-feira da solenidade que marcou a ordem de serviço para a construção do Centro de Convenções e Eventos, nas imediações da lagoa da Bastiana. Não fosse o questionamento da obra, poderíamos mudar o nosso modesto comentário. É que, segundo Relatório Técnico nª 624/2010 do Nucleo de Apoio Técnico da Procuradoria Geral de Justiça, e que após vistoria concluíram que a futura obra depende de um estudo de impacto ambiental e Relatório de Impacto ambiental-EiA /RIMA. E aí, mais uma batalha que se trava, vamos esperar as decisões judiciais, as liminares? Como ficam os recursos e o meio ambiente? Seguirá a mesma trilha do aterro sanitário? Ninguém é contra a obra, necessária, no entanto, continua sob observação da Lei Ambiental. Onde é que está o erro?
Torturas
Poucos gostam deste assunto. Ninguém fala mais no vergonhoso caso das torturas e já podemos notar o desinteresse tanto da sociedade como das autoridades. A polícia concluiu a investigação, mas a impressão que temos é que o resultado final não vai a lugar nenhum. O assunto voltou a ser debatido na assembleia pela deputada Mirian Sobreira esta semana.
Tensiômetro quebrado
Tornou-se comuns este tipo de reclamação. É inadmissivel que num PSF falte médico, remédio, material cirúrgico. Agora, como se conformar com a falta de um simples tensiômetro? Isso mesmo. Clientes do PSF no bairro Veneza pedem a coordenação da saúde, solução para este pequeno problema. Segundo relatou uma cliente, o único aparelho utilizado está quebrado. Não é essa a Saúde que o povo quer. É bom lembrar que neste sábado haverá camapanha de vacinação e muitos idosos vão utilizar este serviço.
Terra da Zenir
Grupo Zenir, liderando o mercado de móveis e eletro, deve ampliar o setor após a aquisição da rede de Lojas Mathias, com novos clientes e empregos. Conversando com um visitante após observar tantos murais com a marca do empresário jucaense, sugeriu que no portão de entrada do município deveria ter a mensagem. "Visite Iguatu, terra da Zenir", com todo respeito aos expoentes da cultura, Evaldo Gouveia, Humberto Teixeira e Eleazar de Carvalho.
Julgamento do ex-capitão Daniel será em Fortaleza
O ex-capitão da Polícia Militar, Daniel Gomes Bezerra, acusado de assassinar os irmãos Marcelo Moreno Teixeira e Leonardo Moreno Teixeira, em 2007, no Município de Iguatu, será julgado na Comarca de Fortaleza. A decisão, proferida nesta quarta-feira, foi das Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça. A defesa do réu ingressou com pedido de desaforamento (nº 0101026-53.2010.8.06.0000) no TJCE alegando dúvida em relação à imparcialidade dos jurados da Comarca de Iguatu. Sustentou também haver risco para a segurança do ex-policial, tendo em vista a grande repercussão que o crime causou naquela cidade. Ao julgar o caso, as Câmaras Criminais Reunidas deferiram o pedido, por maioria de votos. Segundo o relator do processo, desembargador Paulo Camelo Timbó, a transferência do julgamento de Iguatu para Fortaleza tem o objetivo de assegurar ao acusado um julgamento imparcial.
Feliz cidade
Administração municipal divulga nos murais que trabalha para fazer o povo feliz. Segundo Madre Tereza de Calcutá, o que mais faz Feliz? "Ser útil aos demais". Com relação ao trabalho? "É a distração mais bela".
Embrapa
Referência mundial na área da pesquisa agropecuária, a Embrapa celebrou na terça-feira (26), os 38 anos de atividades. Como descoberta, os especialistas colocam o cajueiro anão precoce e a soja do cerrado. Aqui entre nós, as autoridades do município e região estão mobilizadas na luta para a implantação de uma unidade de pesquisa neste município. Fala-se muito em instalação de empresas, o número é divulgado pelo presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), Ivan Bezerra: há 83 novas empresas com projetos para se instalar no Estado. Entre elas, muitas prontinhas para entrar em operação como a Zanotti, do Sul do País, especializada na fabricação de elástico.