Col@blogando - Tortura nunca mais

Por Silvani Soares

Pesquisa Datafolha
O Instituto Datafolha deve divulgar amanhã uma nova pesquisa sobre a sucessão presidencial. Na pesquisa foram entrevistadas 2600 pessoas em 144 municípios, distribuídos em 24 estados mais o Distrito Federal. Foram incluídos como candidatos os governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG), ambos do PSDB, a senadora Marina Silva (PV-AC), o deputado federal Ciro Gomes (PSB-SP) e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), do PT. Entre outros assuntos, vem o nível de conhecimento da candidatura que está sendo apoiada pelo presidente Lula (PT), quais são os candidatos de oposição, o desempenho do Governo Federal e grau de conhecimento de programas federais.
@ A pesquisa vai decidir a eleição?

Veto do TSE
Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) responderam à consulta apresentada pelo deputado federal Márcio Junqueira (DEM-RR), que questionava sobre a possibilidade de partidos ingressarem em coligações diversas para apoiar diferentes candidatos. De acordo com o relator, ministro Fernando Gonçalves, a resposta é negativa. “Permite-se a formação de mais de uma coligação apenas para eleição proporcional desde que entre partidos que integrem a coligação para o pleito majoritário ao qual não é possível a celebração de mais de uma coligação”, afirmou. Seu voto foi acompanhado por unanimidade.
@ Entendeu, espertão?

Sem problemas
A senadora Patrícia Saboya avisou para a cúpula do seu partido, o PDT, que não será empecilho à sinalização do partido ao apoio à candidatura à reeleição do governador Cid Gomes (PSB). “Pelo contrário, o governador Cid tem feito uma boa gestão e, sem dúvida, é o melhor nome para o Estado dentre todos que já foram colocados até o momento”, destaca a senadora.

Tortura Nunca Mais
Crítica cobra do presidente Lula posição sobre o governo cubano no item direitos humanos. No momento em desembarcava em Havana, morria numa greve de fome o prisioneiro político Orlando Zapata Tamaya. É um fato gravíssimo que coloca em suspenso a posição brasileira sobre direitos humanos. Lula deve silenciar sobre o tema? Deve ouvir o apelo de 50 presos políticos que pedem ajuda ao Brasil?
@ Sem comparações, bem na nossa praça, jovens foram torturados e o que vemos é a partidarização do fato.

De volta ao começo
O Superior Tribunal de Justiça decidiu suspendeu a obra de construção do novo aterro sanitário de Iguatu. O resultado da liminar foi divulgado dia (23). O documento foi assinado pelo Juiz de Direito, José Batista de Andrade. A decisão determinou “que seja oficiado o município de Iguatu, por seu prefeito constitucional, para suspender, incontinenti, a construção do Aterro Sanitário, ainda que regularizada o problema de libertação de verba perante a FUNASA, sob pena de multa diária no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), incidente sobre a pessoa física desse agente político, sem prejuízo das consequências penais decorrentes; bem como, para, no prazo de 90 (noventa) dias, indicar alternativas viáveis de localização para construção do referido aterro, também sob pena pecuniário de igual valor, incidente sobre a pessoa física do Prefeito, sem prejuízo das consequências penais decorrentes".Ainda cabem recursos a essa decisão”.