Col@blogando - Tiririca, ô menino complicado!

Por Silvani Soares

Carta do professor aos presidenciáveis
15 de outubro é o dia do professor. Os candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), vão receber uma carta-compromisso que defende propostas para a melhoria da educação. O documento foi elaborado por 27 entidades da área. A ideia é que eles assinem a carta e se comprometam com as metas estabelecidas. Entre as metas estabelecidas para que esses objetivos sejam atingidos, está a ampliação do investimento em educação para 10% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2014. Hoje, o país investe em torno de 4,7%, segundo dados mais recentes do Ministério da Educação. Dilma vai receber a carta de representantes do movimento às 14h, em um evento em São Paulo (SP). O encontro com José Serra será em Londrina (PR), às 19h.



Apoio dos artistas
Um grupo de intelectuais e artistas prepara um ato a ser realizado no Rio a favor da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Organizado por Chico Buarque, Leonardo Boff, Emir Sader e Eric Nepomuceno, o ato será no Teatro Casa Grande, na segunda-feira. O grupo elaborou um "manifesto de artistas e intelectuais pró-Dilma", que circula na internet e que será entregue à candidata. Na carta, eles defendem a continuidade de políticas que melhorem a distribuição de renda, a educação e o desenvolvimento sustentável, entre outros temas, e declaram apoio a Dilma Rousseff.

Pesquisa Sensus/Cnt
Pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), divulgada nesta quinta-feira, 14, aponta a liderança da candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff por 4,6 pontos percentuais sobre o candidato tucano José Serra. Dilma registrou 52,3% dos votos válidos e Serra, 47,7%. O resultado aponta um empate técnico entre os dois candidatos considerando a margem de erro da pesquisa que é de 2,2 pontos. A rejeição aos candidatos causa espanto. Serra tem 40,2% contra contra 32,6 % da petista. Na última semana foram divulgadas 4 pesquisas e a petista ainda venceria a eleição por 53% a 47% dos votos válidos.

Hora do desespero
Dizer que o país só melhora com Serra. Não é bem assim. Os dois candidatos são bem vistos pelo mercado financeiro, pois Lula credenciou a esta imensa confiança lá fora. Claro que tem outras demandas, na reforma politica, gastos públicos, carga tributária e tantos outras. O tucano usa jargãos da campanha do PT, como Agora é Serra, e vai fazer governo de todos.

Emoção mundial
O resgate dos 33 mineradores que passaram mais de dois meses soterrados no deserto do Atacama atraiu quase dois mil jornalistas de 220 meios de comunicação de 40 países. Um dos maiores eventos midiáticos da história acompanhado por um público estimado em um bilhão de pessoas no mundo inteiro.

Ausência no segundo turno
Uma das preocupações dos comitês da campanha dos candidatos neste segundo turno refere-se à abstenção. Reconhecem também que a votação será rápida, mas pode perder o interesse do primeiro turno  onde tinha eleições para deputados principalmente. Até a mídia volante desapareceu o que vem ajudando na redução da poluição sonora.

O complicado Tiririca
O candidato eleito a deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como Tiririca, terá que apresentar, até o dia 23 (sábado), defesa na ação penal que apura se ele é alfabetizado, como declarou para concorrer ao cargo. Ele foi notificado nesta quarta-feira no diretório do Partido da República (PR). Outra denúncia contra Tiririca apura possível omissão da declaração de bens no pedido de registro de candidatura. -Ô menino complicado...