Por Silvani Soares
Inquérito concluiu que repórter de Veja tentou invadir quarto de Zé Dirceu
A investigação policial sobre a tentativa de invasão de uma suíte ocupada pelo ex-ministro José Dirceu por um repórter da revista Veja acaba de ser concluída.O chefe da 5ª Delegacia de Polícia Civil do Distrito Federal, Laércio Rosseto, chegou à conclusão que o jornalista Gustavo Ribeiro realmente tentou violar a suíte ocupada pelo petista no Hotel Naoum Plaza, em Brasília, no dia 24 de agosto de 2011. “O jornalista alega que a intenção era a de verificar se o alvo de sua reportagem estava mesmo hospedado no hotel, mas também admitiu que tentou entrar em um ambiente privado”, disse o delegado ao 247. Rosseto colheu depoimentos de Dirceu e do repórter, além da camareira para quem Gustavo pediu que abrisse o quarto, e, também, do responsável pela segurança do hotel. O resultado da investigação, apoiada em imagens do circuito interno do hotel, cópia dos depoimentos e outros documentos, será encaminhado para o Juizado Especial Criminal de Brasília, que vai decidir se abre processo contra Gustavo. A remessa ocorre já na próxima semana.
Maior rigor
A ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) vai editar portaria com novas regras para a assinatura de convênios. A fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU) será ampliada. Para dar consequência ao combate à corrupção, os ministros passarão a assinar a liberação de recursos para convênios. Hoje quem assina são o secretário-executivo ou os secretários setoriais. No futuro, quando houver irregularidade, os ministros também serão presos e algemados pela Polícia Federal.
Volta às aulas na Urca-Iguatu
Reitora da Urca, professora Otonite Cortez, tenta resolver algumas pendências na entidade. Após reunião nesta sexta-feira, 16, ficou confirmado o reinício das aulas em Iguatu para o próximo dia 26. No entanto, o principal desafio é a realização do concurso público para professor e pessoal da área administrativa. Diretor da Urca-Iguatu, Ivo Ferreira disse em entrevista ao Mais Debates, Mais FM 106,1, que a reitoria vai utilizar o convênio para a contratação de professores até que formalize a realização do concurso. Ressaltou ainda que os alunos não serão prejudicados no ano letivo, bem como o vestibular do próximo ano.
O sucesso da Convenção Nacional Lojista
Para um analista, a 52ª Convenção Nacional do Comércio Lojista em Fortaleza foi um sucesso. Conforme os números: 6 mil participantes; injeção de R$ 15 milhões na economia da cidade; R$ 10 milhões somente no trade turístico; mais de 800 empregos diretos; mobilização de 19 hotéis. Ressalte-se o presidente da FCDL Honório Pinheiro , que comandou o evento ao lado da sua equipe, com competência e seriedade, superando as expectativas.Iguatu esteve presente com uma grande comitiva, liderada pelo presidente da CDL Dr. Ariosto Bezerra.
13º para prefeitos
“Está em discussão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) uma causa destinada a fazer barulho: prefeitos e vice-prefeitos têm direito a ganhar, além do subsídio, outros tipos de remuneração, como décimo terceiro e férias? A prefeitura de Alecrim (RS) recorreu ao STF para garantir o dinheirinho a mais depois de perder no Tribunal de Justiça gaúcho. Os ministros vão decidir se a futura sentença do caso de Alecrim se estenderá aos outros municípios brasileiros.”-Uma ajudazinha para quem luta pela emancipação.
Sucessão municipal
Essa história de pré-candidatos sem cacife acaba dividindo o grupo. Aqui em Iguatu espalharam nomes sem a menor densidade política. Fotos em jornal, inaugurações, seminários, faixa comemorando aniversário e outras fórmulas para ganhar espaço e se tornar conhecido. A sucessão passa pelo prefeito. Na hora certa ele indicará o nome e veremos como os pré-candidatos vão se comportar neste jogo. Já no lado do PSB, a candidata é Mirian e parte do princípio segundo o qual Deus ajuda quem cedo madruga. O vice também não será o Pe. João Batista. Uma vez entrevistado na Mais FM, disse que não seria candidato e padre não pode ter duas palavras. Com relação aos outros partidos, só discussão, fóruns, congressos, seminários e nada mais. Pode surgir alguém como moeda de troca, ou do tipo gaiato no navio. Uma certeza: para o sacrifício ninguém vai.
Sparta perde em Acopiara
Em partida que não chegou ao final por falta de segurança no estádio Uchoão na cidade Acopiara, o Milan venceu o Sparta de Iguatu por 2 x 1 em jogo válido pelo intermunicipal da Apcdec. O jogo foi transmitido pela" Mais FM "e quando chegamos ao local, alertamos sobre estas falhas. O campo que já não oferecia condições de jogo por falta de marcação e pela ausência de policiamento. Estes dificultadores atrapalharam o trabalho da arbitragem, embora não tenha influenciado no lance dos gols. O árbitro Manoel Bolac suspendeu a partida aos 36 minutos do segundo tempo, após o goleiro acopiarense Nenen agredir o atacante Glaubinho do Sparta. Torcida invadiu o campo iniciando o tumulto. Torcedores exaltados que provocaram o incidente se retiraram do campo após a chegada de duas viaturas do Ronda. Sem condições de continuar o jogo, o árbitro encerrou a partida. Prejuízo para o time iguatuense e alegria para o mandante que comemorou o resultado.
Mudança de clima
Algumas pessoas estão reclamando do forte calor nos últimos dias. O que é um fato normal, o tempo seco nesta época chamada de br-ó-bró. Autoridades da Saúde do município poderiam orientar a população que no primeiro sintoma procura logo o hospital e o resultado é sempre a crítica pela grande procura. As pessoas precisam entender que antes de procurar o Hospital, deveria se dirigir ao PSF da comunidade...