Por Silvani Soares
Abono salarial: prazo para retirada termina dia 29
Os trabalhadores que têm direito ao abono salarial 2010/2011 e estão inscritos programa PIS/PASEP tem até o dia de 29 de junho para sacar o valor de 1 salário mínimo (R$ 622,00). O alerta foi dado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará – SRTE/CE nesta terça-feira (12). No Ceará, 33.917 trabalhadores ainda não retiraram o benefício. O abono salarial irá beneficiar pessoas que trabalharam com vínculo empregatício pelo menos 30 dias em 2010 e tenham recebido em média, pelo menos 2 salários mínimos. Também é preciso estar inscrito no Programa de Integração social – PIS ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP há pelo menos 5 anos.
CGU declara Delta inidônea
A Controladoria-Geral da União (CGU) declarou que a Delta Construções é inidônea para contratar com o Poder Público, segundo conclusões de um processo administrativo iniciado no dia 24 de abril. Com esse entendimento, a empreiteira fica impedida de concorrer a licitações da Administração Pública por pelo menos dois anos. As apurações constataram que a empresa pagou, entre 2008 e 2010, valores e bens a cinco servidores responsáveis pela fiscalização de contratos entre a autarquia e a empresa. Para a CGU, a Delta “violou princípio basilar da moralidade administrativa.
Sindicato pede afastamento dos diretores do BNB
Em entrevista a imprensa da capital, o funcionário que denunciou o suposto esquema de corrupção no Banco do Nordeste (BNB), Fred Elias, falou pela primeira vez desde que o caso veio à tona. Segundo ele, as fraudes na instituição ultrapassam R$ 100 milhões. E nesta terça-feira, o Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB-CE) enviou um oficio à Secretaria Geral da Presidência da República solicitando o imediato afastamento de toda a Diretoria do BNB. O afastamento do chefe de gabinete do Banco e de gerentes de agências foi considerado insuficiente pelo SEEB, que considera que a origem das fraudes está na diretoria da instituição.
Efeito Elmano
Durou pouco, apenas seis dias. Esse foi o tempo da gestão de Antonio Carlos (PT) à frente da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult). Ele entregou o cargo ao governador Cid Gomes na manhã desta terça-feira (12). O motivo: a decisão do PSB de encaminhar candidatura própria contrariando a indicação da pré-candidatura de Elmano Freitas. E não tinha mais sentido permanecer, até pelo caráter político da ocupação desses espaços.