Por Silvani Soares
Pastoral da Criança
Na sexta-feira dia 28, a coordenação da Pastoral da Criança do bairro Veneza promoveu evento para homenagear as mães. A solenidade aconteceu na capela de Nossa Senhora de Fátima, reunindo dezenas de famílias onde foram distribuídos lanches, brindes e sorteio de 20 cestas básicas doadas pelo Mesa Brasil do Sesc. O evento teve o momento religioso através da coroação de Nossa Senhora de Fátima. A coordenação agradece ao apoio das parcerias pela realização de mais um evento.
Cresce voto facultativo
O voto obrigatório divide o eleitorado brasileiro. Segundo pesquisa Datafolha, 48% dos entrevistados são favoráveis e 48% são contrários à obrigatoriedade de votar. Os números da pesquisa, realizada entre os dias 20 e 21 de maio, mostram mudança de direção na rota crescente de apoio ao voto obrigatório. O levantamento anterior, de dezembro de 2008, registrara o recorde de 53% de eleitores favoráveis à obrigatoriedade e 43% contrários a ela.Estabelecida no artigo 14 da Constituição Federal, a obrigação atinge os brasileiros alfabetizados que têm entre 18 e 70 anos de idade. Para os analfabetos, os maiores de 70 e os que têm entre 16 e 18 anos, o voto é facultativo.
Lixo sem destino
Dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil mostram que geração cresce mais do que a população, onde 58,2% dos destinos são impróprios e apenas 41,8% são considerados próprios ou aterros sanitários estruturados. Mesmo assim, no Nordeste, o Ceará, diz o documento, lidera o ranking dos estados que mais bem destinam seu lixo.
@! E por aqui, após a Operação Fumaça detectar irregularidades, o aterro sanitário local foi embargado pela justiça.
Servidores da justiça em greve
Com tanta injustiça por aí, chama atenção para quem visita o Fórum Des. Boanerges de Facó, uma faixa dos servidores da justiça que estão em greve: “Injustiça na casa da Justiça”. A categoria merece o apoio e respeito da sociedade. Não basta reconhecer pelos serviços que prestam, é preciso valorizá-los com salários dignos.
Senso crítico
Internauta faz observação de que não foi só a maioria na Câmara que perdeu o senso crítico, com relação ao caso das torturas. Setores da imprensa seguem a mesma linha onde poucos contestam ou comentam.
@! Fomos informados de que algumas vítimas já trocaram celular, deixaram a cidade e até mudando para outra cidade temendo represália. Há também um sentimento junto aos familiares de que os verdadeiros culpados não serão punidos. Fizeram muito barulho pra nada.
Emergência
Segundo DN (Regional), o Governo do Estado confirma que vai antecipar o decreto de situação de emergência, porém, até sexta-feira, ainda não havia data definida para isto. O documento está em análise na Procuradoria Geral de Justiça (PGJ). De um total de 172 municípios que aderiram ao programa, somente 18 não atingiram índice de perda da lavoura igual ou superior a 50%, que é taxa mínima para obter o Seguro Safra. A próxima etapa será a determinação, por parte do MDA, para que os técnicos da Ematerce elaborem os laudos de perda. Até agora, só foi autorizado o serviço para 20 municípios.
@!Em conversa com agricultores, eles pedem agilidade e reclamam da inabilidade do atual secretário de Agricultura.
Taboleiro recebe Mais Ação
E no sábado, 29 de maio, foi a vez dos moradores do bairro Taboleiro receberem o projeto Mais Ação. O evento promovido pela Fundação de Apoio ao Jovem Iguatuense - FAJI chega a sua quarta edição reunindo profissionais da rádio Mais Fm e parceiros Hemoce, Coelce, Dibesa, Sesc, Sebrae e ainda os cabeleireiros Vicente Buterfly e Pandora através da prestação de serviço aos moradores daquele bairro. Durante a programação foram entrevistados moradores e líderes do bairro.
Jogo do azar
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu na quinta-feira o superintendente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt)), Francisco Serafim de Barros. Ele é suspeito de ter contratado pistoleiros para matar o próprio filho. O motivo, segundo apontam investigações conduzidas pela Delegacia Antisequestro de Mato Grosso Sul, seria a disputa pela posse de R$ 28 milhões obtidos pelo filho de Francisco Serafim, Fábio Barros Leão, em um prêmio da Mega-Sena em 2006. O crime não chegou a ser cometido.
@! Sorte deles.