Por Silvani Soares
MP apura sonegação fiscal no Ceará
O Ministério Público, por meio dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou nesta quarta-feira, 9, uma operação em todo o Brasil de combate à sonegação fiscal, em 22 Estados e no Distrito Federal.No Ceará, estão sendo apuradas 17 denúncias de sonegação que somam R$ 19.193.506,14. De acordo com o Ministério Público do Ceará, as denúncias visam iniciar ações penais contra 26 pessoas ligadas a empresas no estado. Além disso, também serão formulados pedidos de sequestro de bens móveis e imóveis dos denunciados, a fim garantir o ressarcimento aos cofres.
Comissão da Câmara aprova criação da Universidade Federal do Cariri
A Comissão do Trabalho e Seguridade Social da Câmara dos Deputados aprovou, nesta manhã de quarta-feira 9, o parecer de autoria do deputado federal Eudes Xavier (PT) assegurando a criação da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O petista foi o relator.A aprovação foi por unanimidade e, conforme o parlamentar, o projeto seguirá agora para outras comissões técnicas da Câmara. Eudes Xavier avalia que não haverá problemas na tramitação da matéria. “A UFCA, quando for implantada em Juazeiro do Norte, terá campus em outras cidades, dentro do objetivo de ampliar o ensino superior no Interior. Haverá campus no Crato, Barbalha, Icó e Brejo Santo”, informou Eudes Xavier.
Ficha Limpa: Pedido de vista adia julgamento
O ministro Luiz Fux, relator das ações que levaram a Lei da Ficha Limpa novamente à pauta do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira, 9, pela constitucionalidade da norma. No entanto, o julgamento foi interrompido por um pedido de vista do ministro Joaquim Barbosa, segundo ele, pelo adiantado da hora. Em seu voto, relator defendeu que a presunção de inocência até decisão definitiva não faz sentido no direito eleitoral. Ele também entendeu que as restrições trazidas com a aprovação da lei no ano passado são apenas condições para a elegibilidade e devem ser seguidas por todos que quiserem se candidatar a um cargo eletivo.
Senado aprova projeto que exige teor zero de álcool para motorista
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (9), em caráter terminativo (sem necessidade de ir a plenário), um projeto de lei que torna mais rigoroso o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) contra os motoristas que dirigirem alcoolizados. O projeto segue para análise da Câmara dos Deputados. De acordo com o texto aprovado, motoristas terão tolerância zero de álcool na condução do veículo. Isso porque o projeto torna crime a condução do carro sob influência de "qualquer concentração de álcool ou substância psicoativa". Atualmente, é permitido dirigir com até 6 decigramas de álcool por litro de sangue.
Debate sucessório
Em termos de sucessão em Iguatu, Agenor e Mirian dividem as atenções do eleitorado através de seminários encontros e manifestações. O PT deveria aparecer como terceira via, pouco se sabe do que virá, segundo comentou um leitor que se diz petista tradicional.
Apagão
Quarta-feira à noite o trânsito ficou incontrolável na Rua Floriano Peixoto com Cel. Virgílio Correia. Semáforo apagou e os motoristas perderam o controle que tinham com semáforo em funcionamento. Não ocorreu acidente, mas dúvidas nas ultrapassagens. Era preciso colocar um guarda como fizeram na inauguração da loja Rabelo.