Por Silvani Soares
Bancos emitem extrato da poupança de acordo com novas regras
Os bancos começaram a emitir extratos da poupança de acordo com as novas regras, anunciadas pelo governo na semana passada. A nova regra, anunciada na última quinta-feira (3), estabelece mudança na remuneração quando a taxa básica de juros, a Selic, estiver em 8,5% ao ano ou menor do que esse patamar. Nesse caso, o rendimento passa a ser 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR). Atualmente, a Selic está em 9% ao ano. Assim, a remuneração continua sendo 0,5% ao mês mais a TR.
Centenário de Gonzagão
Este é o ano de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que faria 100 anos em dezembro. Além de um filme (“Gonzaga - De pai para filho”, de Breno Silveira), sua obra completa será lançada pela primeira vez em CD, numa caixa, pela Universal. Iguatu Festeiro também vai homenageá-lo.
Em defesa do FNDE
A Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil faz corpo a corpo em Brasília junto a parlamentares federais da região em defesa do banco. Segundo a presidente da AFBNB, Rita Josino, a luta é pela manutenção da gestão exclusiva do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) pelo BNB, o que é flexibilizado pela MP 564 em tramitação na Câmara.
Ambiente de paz
Não tem quem passe pela Praça da Criança e que não aprecie os bonecos e as árvores. Idosos e crianças adoram o clima apesar do centro agitado. É assim que deve ser a praça com ambiente de paz. No entanto, um turista pergunta pelas árvores e quando é que vai ser concluída a Praça Henrique Bandeira?
Torturas
Tive a informação de que um jornal respondendo aos ataques ao Diário da Corrupção já está sendo preparado. E o tema em foco será o caso das torturas. Por sinal, tem gente envolvida que se encontra com depressão. Lembra a velha lição: “Água mole em pedra dura, tanto bate, até que fura”.
Seca: 99 municípios cearenses estão em situação grave
Cidades reivindicam apoio federal para obras estruturantes e querem água para necessidades básicas da população. Atingidos pela seca, 16 localidades do Estado já haviam decretado, até o fim da tarde desta segunda-feira, estado de emergência. Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, “a tendência é de que esse número logo cresça, pois a situação é realmente de muita dificuldade”, explicou, adiantando ainda que, de acordo com o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), 28 municípios cearenses estão em alta vulnerabilidade e 71 em média e alta. “Ou seja, de um total de 184 municípios, 99 encontram-se em situação grave”.
Fenômeno da seca
Os efeitos da seca verde já apresentam reflexos em algumas regiões do Estado. Final de semana, durante visita a Jaguaribe, era tema da conversa entre algumas pessoas. Um pecuarista fazia oferta da venda de rebanho para evitar prejuízos com a seca. Outros acham que por se tratar de ano de eleições, o dinheiro vai circular com abundância. Aqui no município políticos e lideranças reconhecem também que os agricultores terão prejuízos e promovem discussões sobre o tema. O nordestino já convive com a seca, e tem que ser combatida com políticas públicas permanentes.
Interrogação??
De um leitor. Após acompanhar a opinião dos representantes locais em matéria no jornal sobre a seca verde, o que está faltando ao gestor para incluir também o município em estado de emergência?
Lojistas apoiam Acquário
Na próxima segunda-feira, 14, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza receberá, em almoço, o secretário de Turismo do Governo do Estado, Bismarck Maia. Os lojistas de Fortaleza vão declarar apoio ao Acquario da Praia de Iracema, cuja construção está suspensa por causa de ações do Ministério Público e do Iphan.
23 - idade do aborto
Pesquisa com 375 mulheres publicada nos Cadernos de Saúde Pública da Fiocruz revela que 93 (quase 1/4) sofreram ou se submeteram a um aborto. A idade média das mulheres que abortaram foi 23 anos.
Alô, Demutran!
Já comentamos anteriormente neste espaço e voltamos a lembrar ao Demutran sobre o tráfego complicado ao lado da pizzaria na esquina com Floriano Peixoto imediações da praça da Caixa. Por falta de sinalização, motoqueiros e motoristas avançam colocando em risco a vida dos pedestres. Em conversa com uma pessoa amiga, sugeriu que fossem colocadas tartarugas no local.