Col@blogando - Saúde, convocação urgente

Por Silvani Soares

Antecipação de 50% do 13º
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem um decreto que antecipa 50% do 13º a beneficiários da Previdência Social. A antecipação estará disponível a todos os beneficiários da Previdência nas agências bancárias ou postos do Instituto de Seguridade Social (INSS) entre os últimos cinco dias úteis de agosto e os primeiros cinco dias úteis de setembro. Mais de 23 milhões de pessoas serão beneficiadas com o adiantamento. DN

UECE  recebe pedido de isenção
A Comissão Executiva do Vestibular (CEV) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) receberá no período de 16 a 20 de agosto, as solicitações de isenção da taxa de inscrição no Concurso Vestibular para ingresso nos Cursos de Graduação no 1º período letivo de 2011. Os professores, funcionários da Uece e seus dependentes, e os doadores de sangue, também farão a solicitação nestes mesmos dias. Nas unidades da Uece no interior do Estado, os candidatos deverão fazer a solicitação em seus respectivos horários de funcionamento. Segundo o presidente da Comissão Executiva do Vestibular da Uece, professor Cleiton Batista Vasconcelos, a primeira fase do Concurso Vestibular 2011.1 será realizado no dia 28 de novembro, das 9h às 13h. Já a segunda fase acontecerá nos dias 19 e 20 de dezembro.

Lucro na Caixa
A Caixa Econômica Federal informou nesta quinta-feira que fechou o segundo trimestre com lucro líquido de 890 milhões de reais, o que representa um avanço de 26,1 por cento em relação ao obtido em igual etapa de 2009.Em nota, o banco estatal explicou que a maior responsável por essa performance foi o crescimento de 50,3 por cento de sua carteira de crédito em 12 meses, para 149,15 bilhões de reais no final de junho. O destaque foi o setor de habitação, responsável por mais de metade da carteira total, que avançou 58 por cento em 1 ano, para 86,9 bilhões de reais. Com isso, a participação da Caixa em financiamento imobiliário chegou a 75,9 por cento do mercado, um aumento de 3,4 pontos percentuais sobre junho de 2009.

Saúde, convocação urgente
A promotora de Justiça de Defesa de Saúde Pública, Isabel Porto, deverá ingressar, na próxima semana, com o pedido de execução prévia da sentença da juíza Ana Cleyde Viana de Sousa, expedida em 29 de março deste ano. Pela sentença, a juíza, respondendo pela 5ª Vara da Fazenda Pública, determina "dentro do prazo de 30 dias proceda a convocação, nomeação e posse dos candidatos aprovados, dentro do número de vagas previstos, no concurso público, para provimento de cargos de nível superior não médico do quadro do pessoal da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará".Também proibe a prorrogação de contratos com as cooperativas (serviços terceirizados) para as mesmas funções cujos cargos contemplados no concurso. A juíza informou que os autos para reexame devem ser levados para o Tribunal de Justiça. 1.086 Candidatos aprovados no concurso público da Secretaria da Saúde do Estado aguardam há quatro anos para ocuparem as vagas estabelecidas no edital . No próximo dia 25, será realizada nova reunião com o procurador geral adjunto para discutir o assunton)(dn)

Despesas com a Semana da Pátria
As comemorações da Semana da Pátria e do desfile de 7 de setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, custará R$ 1 milhão aos cofres públicos neste ano. A vencedora do pregão eletrônico realizado pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) foi, mais uma vez, a João Palestino Eventos. O resultado da licitação foi publicado  ontem(10) no Diário Oficial da União. A entidade tem pouco menos de um mês para organizar a estrutura da maior festa cívica do país, a última dos oito anos de mandato do presidente Lula.

Milho de volta
A direção nacional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) autorizou, na tarde da última quarta-feira, a retomada do Programa Venda Balcão, nesta cidade, que comercializa milho para os pequenos produtores rurais. As vendas estavam suspensas desde o dia 26 de julho passado, devido à apuração de denúncia de irregularidade no programa. A medida administrativa trouxe alívio para os criadores que enfrentam dificuldades para alimentar o rebanho em face da estiagem. De acordo com o gerente de operações da Conab, no Ceará, Afonso Cavalcante, ao jornal DN, não houve prejuízo para o órgão porque o milho é adquirido à vista, pelos criadores cadastrados. "Não há o que ser ressarcido para a Conab", explicou. "A nossa preocupação é com a regularidade do programa que é destinado para favorecer a agricultura familiar.

Inseto
Uma nova  fábrica está  ocupando a cidade. É a fábrica da muriçoca. Mesmo com o serviço realizado pela prefeitura, alguns bairros estão sofrendo com o crescimento desta praga prejudicial para a saúde.