Escrito por Silvani Soares
Mais rigor no trânsito I
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara aprovou ontem mudanças no Código Brasileiro de Trânsito, tornando as penas mais pesadas para quem cometer infrações. Entre os principais pontos aprovados está a proibição para os motociclistas passarem entre veículos no trânsito. Eles só poderão fazer as ultrapassagens com velocidade reduzida e quando o trânsito estiver parado. Outra alteração feita no Código de Trânsito refere-se à punição de quem se nega a fazer o teste do bafômetro. Pela proposta, quem se recusar a fazer o teste, mas tiver sinais notórios de embriaguez, ficará sujeito às mesmas penas de quem o fez e ficou comprovado que estava bêbado. Agora o motorista não terá mais opção de não fazer o teste do bafômetro. “Se tiver características de embriaguez, automaticamente ficará caracterizado que bebeu, mesmo que não tenha feito o teste”, explicou Rita Camata (PSDB-ES) relatora da proposta. O projeto ainda deve passar pelas Comissões de Finanças e Tributação e Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para entrar em vigor.
Bateu-levou
A sucessão estadual promete esquentar. É sempre assim durante a pré-temporada. O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, pré-candidato ao governo, reagiu às críticas que lhe foram feitas pelo chefe do governo Ivo Gomes. “Ele não tem voto e deveria se preocupar com governador”. Está aberta a polêmica. Quem não se configure como baixarias, pois o eleitor já mostrou que não aprova tal estilo e espera sempre por propostas. Afinal, os protagonistas são os mesmos. Pelo visto não vão esperar o mês de março, como estão prometendo para definirem as candidaturas.
Mais rigor no trânsito II
Apesar de todos concordarem com as exigências da lei no trânsito, nem todos mototaxistas estão satisfeitos com as mudanças. A utilização do segundo capacete também é um incômodo para o passageiro no item higiene e calor. Mas a reclamação principal é com a proibição de menores na condição de passageiros, pois muitos já se tornaram clientes e tinham estes transportes como útil principalmente no deslocamento à escola. Sem outra opção, só resta cumprir a Lei ao pé da letra.
Apócrifo
Uma carta aberta aos estudantes de Direito do Campus de Iguatu da URCA circulou durante a realização da III Semana de Direito, realizada no período de 17 a 20 deste mês no auditório do CREDE 16. Segundo o artigo, o evento foi considerado como fracasso. Como não cita nomes, foi uma provocação aos organizadores, que devem apresentar justificativa.
Comparações
O torcedor do Ceará, feliz com acesso para série A, não perdoa a torcida leonina e faz gozação com o rebaixamento para a série C. Qual A diferença entre o Fortaleza e uma buchada? Resposta: é que a buchada tem mais pontos.