Por Silvani Soares
Dilma e o repente de Cid Gomes na visita ao Ceará
(Panorama político do Globo) O governador Cid Gomes (CE) se desentendeu com a presidente Dilma durante a recente viagem desta para fiscalizar obras da Transnordestina. Cid foi aos locais vistoriados pela presidente irritado pelo fato dela ter suspendido a passagem por Fortaleza. Numa das conversas, da qual participaram também os governadores Eduardo Campos (CE) e Wilson Martins (PI), eles teriam divergido numa conversa sobre investimentos federais nos estados. Contam que, agastado, o governador deixou a agenda pelo meio, pegou seu avião e foi embora. No Ceará também se diz que Cid queria que o irmão, Ciro Gomes, fosse ministro.
Bebida alcoólica na Copa
O governo fechou o artigo da Lei Geral da Copa sobre bebidas alcoólicas. Haverá pontos de venda dentro dos estádios e os torcedores poderão beber, em copos de plástico ou papel, nas arquibancadas e cadeiras, desde que permaneçam sentados. Mas não haverá ambulantes circulando com bebidas. O relator, deputado Vicente Cândido (PT-SP), queria mudar o Estatuto do Torcedor para permitir o consumo de bebida alcóolica, nessas condições, em todos os jogos, e não só na Copa, mas o governo não quer enfrentar mais essa polêmica.
Especial com Wando
Fãs do cantor Wando poderão curtir e gravar os principais sucessos do saudoso cantor logo mais à noite no "Mais In Concert da Mais FM". Continuam as homenagens e fala-se que no Rio, o bloco Fogo e Paixão, inspirado em Wando, fechou parceria com a marca de lingerie Verve. Domingo, no desfile, vai distribuir... calcinhas. O artista esteve em Iguatu no ano de 2010 durante a ExpoIguatu.
Contra o bafômetro
Quinze dias após se negar a fazer o teste do bafômetro, numa blitz da Lei Seca, o deputado estadual do Rio Pedro Augusto, do PMDB, usou seu programa de rádio para defender o consumo de bebidas alcoólicas. Disse que “quem não bebe é doido” e ainda criticou os fiscais: “Eles expõem pessoas famosas como eu.” É a ressaca.
Retratos da cidade
Passagem dos trilhos próximo ao cemitério Parque da Saudade continua proporcionando fatos lamentáveis. Nesta sexta-feira 10, aconteceu com o casal numa Bis. Ao desviar dos trilhos o casal caiu com a Bis danificando a mesma e arranhões leves nos jovens. Sobrou xingamento para as autoridades que não tomam providências.
11 de fevereiro: dia da criação da casa da moeda
Um dos símbolos da soberania na Idade Média, pois cunhar dinheiro era prerrogativa real, as Casas da Moeda chegaram cedo ao Brasil, antes mesmo da Independência. O Ciclo do Ouro precipitou a cunhagem de moeda metálica, com o duplo objetivo de fornecer meio circulante á colônia e de arrecadar tributos como a Senhoriagem e a Braçagem. O rei de Portugal, Dom Pedro II, determinou, em 1694, a criação da primeira casa da moeda no Brasil, na Bahia, que tinha como objetivo aproveitar as moedas existentes para cunhagem de novas moedas. A moeda de 320 réis ficou conhecida como 'pataca'.