Col@blogando - Reitor sofre ação de improbidade

Por Silvani Soares

MP de olho nas eleições 2012

O Procurador Márcio Torres está de olho nas eleições de 2012. Reúne-se hoje, com o promotor de justiça, Plácido Rios, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Promotores Eleitorais (Caopel) para trocar ideias sobre as eleições de 2012 e elaborar um plano de ações conjuntas de trabalho no sentido de municiar os promotores e orientá-los para uma fiscalização mais efetiva nos municípios e desenvolver um trabalho preventivo para as eleições do próximo ano. Admite que alguns políticos, principalmente prefeitos, começam a gastar com bastante antecedência na divulgação de obras e ações.Ja Começa com os o programa do PT no radio e TV. No entender da Procuradoria Eleitoral, não poderá falar do Governo de Luizianne. O procurador precisa estender visitinha a alguns municípios, onde simples reuniões podem sem vista como campanha antecipada.

Receita preocupada com atraso na entrega da Declaração

A Receita Federal está preocupada com o número de contribuintes que têm deixado a entrega da Declaração do Imposto de Renda para o fim do prazo (29 de abril). Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, o gráfico que mostra o ritmo da entrega, na comparação com o mesmo período do ano passado, indica que há um atraso. O último balanço mostra que, até as 9h desta quarta-feira, pouco mais de 4,73 milhões de declarações foram enviadas. O número representa 19,70% do volume esperado em 2011, que é de 24 milhões de declarações. No ano passado, no mesmo período, o Fisco recebeu 529 mil documentos a mais.

 

Os saudáveis

O serviço médico mantido pelo Senado Federal, que garante atendimento para senadores, servidores e dependentes, consumiu no ano passado cerca de R$ 3,5 milhões para funcionar apenas nos esquemas de plantão. Em média, de acordo com estudo da primeira-secretaria do Senado, apenas três pessoas, em média, eram atendidas aos sábados, domingos e feriados. Criada em 1995, a Secretaria de Assistência Médica e Social (SAMS), órgão do próprio Senado, conta com a estrutura de um pequeno hospital. A SAMS possui mais de 90 profissionais e realiza exames e consultas de várias especialidades, funcionando em edifício anexo do Senado. Parlamentares aposentados também têm direito.

 

Reitor sofre ação de improbidade

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Francisco de Assis Moura Araripe, está sendo alvo de uma ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público do Estado do Ceará. O motivo é a recusa do reitor em cumprir sentença favorável à inclusão de um servidor no Plano de Cargos e Carreiras (PCC) da Instituição. A multa imposta pela justiça acumulava em dezembro de 2010 valor superior a R$ 1,6 milhão. Como o reitor se recusou a cumprir a sentença, o Mova-se (Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais) levou o caso ao Ministério Público. “É a primeira vez que o Ministério Público denuncia uma autoridade do estado por improbidade administrativa”, informa o advogado do sindicato, Carlos Eudenes, que formalizou a denúncia do servidor.

 

Reformas e oratórias

Nesses dois mandatos, o pefeito leva vantagem em relação aos antecessores. Fazer uma comparação com alguns é desleal. Vivemos outro momento, na economia, onde a distribuição de recursos para os municípios, agora é muito mais tranquila. Além disso, tem uma base  de apoio fiel, contra uma oposição menor e desarticulada. Na opinião de muitos, o ex-prefeito Elmo Moreno iniciou o desenvolvimento do município, até porque a maioria das reformas tem sido em suas principais  obras. Podem conferir. Terminal Rodoviário, praças, escolas, largo da telha e até o estádio Morenão. Portanto, é desnecessário tanto barulho nas oratórias.

 

Padre toma posse em Acopiara

Numa solenidade ao ar livre, na praça da Matriz e em meio a emoção, a comunidade católicia prestigiou neste domingo 3, a posse do padre João Batista na paróquia de nossa senhora do Perpétudo do Socorro em Acopiara.Solenidade presidida pelo Bispo Dom Joao Costa, marcou ainda a despedida do Pe. Crizares Sampaio, que esteve a frente da paróquia nos últimos 51 anos. O prefeito Antonio Almeida deu as boas vindas ao novo pároco e agradeceu ao Padre Crizares pelos relevantes serviços prestados àquela paróquia. Caravana com iguautenses marcou presença ao evento. Nesta quarta-feira 6, será a vez do Pe. Cicero Lemos tomar posse à frente da paróquia do Prado.