Col@blogando - Reclamações e constatações

Por Silvani Soares

Curiosas pesquisas
Uma nova pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República da Vox Populi, encomendada pela TV Bandeirantes e divulgada na noite deste sábado, 3, mostrou que José Serra, pré-candidato do PSDB, lidera a corrida com 34% das intenções de voto. Dilma Rousseff, do PT, aparece com 31%, seguida de Ciro Gomes (10%) e Marina Silva (5%). A pesquisa avaliou ainda um cenário sem Ciro na disputa. Nesse caso, Serra fica com 38% e Dilma, com 33%. Na pesquisa anterior do Vox Populi, feita em janeiro, Serra aparecia com os mesmos 34% no cenário que também incluía Ciro Gomes. Já a pré-candidata do PT tinha 27% das preferências. Entretanto, os questionários dos dois levantamentos não são idênticos. Na pesquisa mais recente, antes de apresentar aos entrevistados os cartões com os nomes dos candidatos e perguntar em quem pretendem votar, o instituto fez perguntas relativas ao grau de conhecimento sobre os concorrentes. Também foram feitas perguntas sobre os cargos que os candidatos já exerceram.
A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos. Votos nulos e brancos somam 7%, enquanto 13% não souberam ou não quiseram responder.
Com a sucessão estadual, o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, confirmou sua desistência de concorrer as próximas eleições. Pelo andar da carruagem, Cid Gomes não terá concorrentes. Quem não lembra no passado a resistência dos partidos pequenos que iam para a disputa, colocando nomes para o sacrifício. Só pelo partido dos trabalhadores, tivemos o Padre Haroldo, Maria Luiza, João Alfredo, Durval Ferraz, Mário Mamede entre outros.

Agenda Câmara
Várias propostas serão destaques esta semana na agenda da Câmara Federal. Uma delas é o projeto que garante internet banda larga para alunos de escolas públicas; outra é o PL que facilita a aposentadoria de pessoas com deficiência. O PL 1481/07, que veio do Senado, garante a universalização do acesso a internet até 2013. Serão beneficiados estudantes do ensino público básico. Além de enfrentarem pressões pela votação da PEC 300, os deputados terão de encarar nesta semana a votação do projeto de lei da ficha limpa. Mesmo com resistência anunciada de alguns parlamentares, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), comprometeu-se a colocar em votação, na próxima quarta-feira (7), a proposta que torna inelegíveis candidatos que respondem a processos. (O Globo)

Violência no trânsito
A estatística se repete nas estradas durante o feriado prolongado. No período da última quinta-feira até às 6 horas deste domingo, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), antiga CPRV, registrou 25 acidentes nas estradas cearenses. Os casos deixaram 29 pessoas feridas e três mortos.

Carona e coincidência
E falar mal do prefeito talvez seja o esporte mais praticado pela oposição e vice-versa. Agora essa de colocar foto ao lado do presidente Lula, chega a ser hilário. Onde foi que Lula alguma vez autorizou explorar a sua imagem, só pode ser montagem. O PT precisa se manifestar pois cheira a oportunismo e por outro lado a popularidade do presidente sofre desgastes, com pixações e destruições em alguns locais. Será coincidência também o fato acontecer às vésperas da visita do governador a Iguatu e quando a justiça pede para intensificar as investigações no caso das torturas.
@! A pesquisa parece defasada, a mais recente aponta Lula com 76%.

Música boa
Para quem aprecia boa musica, deve estar refletindo a escolhida pelo Faustão; "Você não vale nada" da banda Calcinha Preta, que levou o título na categoria de música em ambas as premiações. É confiável este tipo de troféu, o óbvio, já que o tema de Norminha (Dira Paes) em Caminho das Índias, da Globo, tocou até não poder mais e esteve na boca do povo. Música do ano pode ser. Melhor do ano, nunca. Está certo a Mais FM quando investe música boa em sua programação como a apresentada pelo companheiro J. Guedes.

Reclamações e constatações
Quem visita Iguatu sente as mudanças, seja na maquiagem ou no trânsito. Observador atento disse que é difícil circular com tanta sinalização, e talvez o engenheiro de trânsito que monitorou as ruas, tinha o desejo de privilegiar alguns pontos para visitação. Outro fato é o zona azul, com ruas demarcadas, gerando algumas insatisfações. A partir de agora tem que olhar pro chão, estilo bacurim. Fez uma observação também para a praça da OAB no Bairro Bugi, invadida por animais e tomado pela sujeira, um péssimo cartão de visitas, nem parecia um bairro nobre. Dia desses pela manhã, numa rápida circulada para resolver assuntos particulares, acabei encontrando, na prática o motivo para tantas reclamações.