Col@blogando - Reação ao licenciamento ambiental

 

Por Silvani Soares

Foram eleitos, mas não serão deputados

Nas eleições de outubro, 4.759.562 eleitores foram responsáveis pela eleição de 39 representantes na Câmara dos Deputados. Há uma grande possibilidade de esses eleitores ficarem frustrados. Os deputados que eles elegeram sequer começarão a trabalhar no Congresso a partir do dia 2 de fevereiro. Eles trocaram o mandato de quatro anos para assumir ministérios e secretarias nos seus estados.

Tomarão posse em 1º de fevereiro e, imediatamente, vão se licenciar dos cargos para começar no Executivo. Em seu lugar, assumirão outros deputados que poderão nada ter a ver com as ideias e propostas que o eleitor gostaria de ver no Parlamento. Os deputados federais escolhidos para secretarias e ministérios podem, de acordo com a lei do funcionalismo, optar pelo salário de deputado ou do cargo para o qual foram nomeados. Nos Estados Unidos, os parlamentares que queiram assumir cargos no Executivo são obrigados a renunciar ao mandato para mudar de poder. Até o momento, o número corresponde ao total de parlamentares de primeira viagem ou reeleitos em outubro. Dos 39, seis fazem parte do primeiro escalão do governo da presidenta Dilma Rousseff. Os 33 restantes estão divididos por secretarias de 12 estados e o Distrito Federal.

 

 

Ano termina com 2,5 milhões de empregos

Estados com saldo positivo na geração de vagas foram São Paulo (277.573), Minas Gerais (90.608) e Rio de Janeiro (88.875). Ironia do destino, os estados atingidos com as cheias.

 

Mulheres fumam menos

O tabaco é responsável por 40% a 60% dos motivos pelos quais as mulheres vivem mais tempo do que os homens. O álcool vem sem segundo lugar. Esse é o resultado de um estudo publicado nesta terça-feira (18) na revista especializada Tobacco Control. Segundo os pesquisadores, o tabaco explicaria a diferença de 40% a 60% na mortalidade entre homens e mulheres em todos os países, exceto na Dinamarca, Portugal e França, onde sua influência é menor. Já em Malta, pelo contrário, sua ação é mais acentuada (74%). As mortes atribuídas ao álcool explicariam cerca de 20% dessa diferença de longevidade entre homens e mulheres.

 

Medicina da UFC, o mais procurado

Alunos brasileiros fazem 1ª opção pelo curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará. O resultado do primeiro dia de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) referente ao domingo, cujos dados foram computados e divulgados ontem, apontou o Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) como o preferido pelos 7.680 estudantes representantes de instituições públicas de ensino superior de todo o País. O fato motivou polêmica entre representante de sindicato de escolas particulares, organização de ensino e integrante da Pró-reitoria de graduação da UFC.

 

Alerta geral

Depois do Governo Federal anunciar a criação do Sistema Nacional de Prevenção e Alerta de Desastres Naturais, agora o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou que esta semana serão instaladas sirenes em comunidades para alertar em caso de chuva forte. A primeira a receber esse tipo de equipamento será o Morro do Borel, na Tijuca, na próxima sexta-feira. Ao todo, serão 60 instaladas ao longo das próximas semanas. As sirenes só serão acionadas em caso de alerta máximo. A tragédia humana será sempre maior, mais devastadora, presente em todas as mentes. Mas existe também a tragédia econômica.

 

Reação ao licenciamento ambiental

Depois do Partido Verde, agora foi a Associação dos Advogados do Ceará, por meio de sua comisão de meio ambiente, reagir contra a mensagem do governador Cid Gomes (PSB) que flexibiliza licenciamento ambiental. Em nota, afirma que esse assunto deve ser discutido de forma técnica e não política. Com calma e sem atropelos. A sociedade cearense deve ficar atenta para posicionamento que nossos representantes na Assemblaia terão em relação ao texto enviado àquela casa. Não podemos esquecer que o patrimônio ambiental é um direito difuso, ou seja, de todos nós e o poder público deve ser o maior exemplo de preservação desse bem.

 

Cartões X Cheques

A substituição crescente dos cheques pelos cartões de crédito levaram a uma queda expressiva nas devoluções desses documentos por falta de provisão do correntista, em 2010, segundo o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundo. Do total de pagamentos feitos com cheques (1,120 bilhão de documentos), 1,76% não tinha fundos, o correspondente a 19,7 milhões – o mais baixo nível desde 2004, quando a taxa atingiu 1,58%. A Serasa informou que na análise dos economistas a redução “é resultado da preferência do consumidor por formas de financiamento com prazos mais longos que o pré-datado e com possibilidade de fazer pagamentos mínimos, como no cartão de crédito”.

 

Paróquia do Prado realizará campanha para famílias do Rio de Janeiro

A paróquia do Prado iniciou campanha para arrecadar doações para as famílias que perderam as casas nas chuvas que atingiram a região serrana do Estado do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. As doações podem ser alimentos não perecíveis, higiene pessoal, colchões, remédios, água e material de limpeza. Para ajudar, encaminhe a doação para a secretaria da paróquia no horário comercial. Participe.