Por Silvani Soares
Aterro Sanitário
O vereador Mário Rodrigues (PSB) esteve no programa “Mais Debates” e reafirmou a preocupação com o aterro sanitário, que se arrasta desde 2009 apesar dos novos desdobramentos. Lembrou que "todos que acompanharam a nossa luta, tiveram a compreensão de que a obra trará prejuízos para futuras gerações, face ao comprometimento do lençol freático, tornando-se um crime contra a natureza, e uma agressão ao meio ambiente. O fato novo surgiu com a quebra de sigilo através da escuta telefônica dos envolvidos, revelando fatos até então desconhecidos da população e que resultou em bloqueio dos supostos envolvidos. Não somos contra a obra, mas como vereador, estamos acompanhando os fatos que seguem na justiça". Fustigado por uma ouvinte ao telefone, defendeu o casal Marcelo e Mirian das denúncias que tentam envolvê-los no caso da empresa SB e disse que como cidadão também quer ver este caso esclarecido.
Tragédia no Realengo
Tragédia e desastre são temas recorrentes. A psicóloga Viviane Leite esteve no ‘Mais Debates’ e prendeu a atenção dos ouvintes com o tema recente, estendendo-se ao Mais Saúde deste sábado. Segundo ela, este caso reascende várias discussões, mas o que preocupa, é que não dão a devida atenção ao tratamento, a enfermidade e o comportamento destas pessoas. "A mídia apresenta de uma forma, as autoridades de outra e as opiniões são levadas pela emoção, pois quem o acampanhou nessse tratamento pode ter uma visão real que o levou a esta prática. Estão esquecendo o comportamento do ser humano", concluiu. "Foi preciso uma tragédia para que as discussões viessem como pauta e preocupação para os setores envolvidos, como escola, saúde e a segurança. Durante o programa Mais Saude, apresentado por J Guedes, ela revelou outra tragédia. Na Holanda, um homem de aproximadamente 25 anos disparou a esmo neste sábado em um centro comercial lotado na cidade holandesa de Alphen aan den Rijn, matando sete pessoas e cometendo suicídio em seguida. "Às vezes ouvimos como este tipo de coisa acontece no exterior", disse em entrevista à NOS Glenn Schoen, especialista holandês em terrorismo. "Não esperávamos que acontecesse na Holanda um banho de sangue assim".
Dilma não quer reajuste para gasolina. Mas...
Lobão diz que a presidente se opõe ao aumento do combustível, cujo preço está defasado após alta da cotação internacional do petróleo. A maior opositora para o eventual reajuste dos preços da gasolina é a presidente Dilma Rousseff. A afirmação é do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. O ministro admitiu, no entanto, que, se a cotação do barril de petróleo ultrapassar "muito" os níveis atuais, o reajuste será inevitável. Entretanto, Lobão não quis dar um valor exato. "A Petrobrás imaginava que, se o petróleo chegasse a US$ 105, teria de haver reajuste. Mas estamos a US$ 120 e não houve."
Carro zero pago com moeda
Para comemorar os 50 anos de casamento com a mulher Maria Santos, o aposentado José Cardoso, de 73 anos, comprou um carro zero para o casal. Mas o inusitado da história é que o veículo foi comprado com 34 mil moedas de um real. O aposentado levou sete anos para juntar as moedas e contou com a ajuda de comerciantes e feirantes. A história aconteceu na cidade de Bom Jesus da Serra, a 450 quilômetros de Salvador.
Secretário virá a Iguatu
Secretário de Saúde, Arruda Bastos, virá a Iguatu na próxima terça-feira. Uma oportunidade para tirar dúvidas das ações e avanços na saúde. Peocupante informações na imprensa sobre os avanços da dengue, inclusive tipo 4. O prognóstico é nada animador. Com 22 mortes por dengue confirmadas este ano, o Ceará tem grandes chances de chegar ao fim de maio com o dobro de óbitos registrados até agora. Quem admite é a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), responsável por monitorar a endemia. Essa deveria ser uma agenda específica para atender o setor em nosso município e a própria região.
Prestígio
Prefeito, que não tem nada de bobo, posa ao lado de autoridades. A mais recente, é do senador Eunício de Oliveira. No passado era Tasso, ou Lúcio. Mudou, mas o prestígio continua. Essa é a vantagem de governar um grande município. Tudo bem!