Col@blogando - PSDB em pé de guerra

 

Por Silvani Soares

Governo Dilma vira refém de aliados

Pressionado pelo Planalto, o PMDB fez um pacto temporário com sete senadores rebeldes da sigla para evitar que sejam favoráveis à instalação de uma CPI que investigue o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, deixando o Palácio do Planalto totalmente refém dos humores do partido. Dirigentes da sigla aproveitaram, ainda, para avisar a presidente Dilma Rousseff que não aceitarão retaliações por terem confrontado o governo na votação do Código Florestal. Na aritmética da pressão, se os sete senadores peemedebistas, que normalmente divergem da orientação da cúpula do partido, se somarem aos 19 senadores de oposição (PSDB, DEM, PPS e PSOL) e demais insatisfeitos da base, a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito contra Palocci passa a ser factível. São necessárias pelo menos 27 assinaturas na Casa para abrir uma investigação.

 

 

 

PSDB em pé de guerra

Sem conseguir fechar um acordo até o início da noite de [ontem] sobre o espaço que o ex-governador José Serra teria na estrutura do partido, o PSDB corre o risco de abrir neste sábado sua convenção nacional com suas principais estrelas em pé de guerra.O motivo principal da discórdia continuava sendo a presidência do Instituto Teotônio Vilela (ITV), cargo que, sob o patrocínio do senador mineiro Aécio Neves, já havia sido oferecido ao ex-senador Tasso Jereissati (CE) pela bancada tucana do Senado, mas é pleiteado também por Serra.

 

Fiec reúne deputados e senadores cearenses

Segunda-feira, 30, na sede da entidade, o presidente da Federação das Indústrias do Ceará, Roberto Macedo, reunirá, em um café da manhã, a bancada cearense de senadores e deputados federais.O Ceará tem 3 senadores e 22 deputados federais.Macedo pedirá a eles que dêem atenção aos projetos de interesse da economia do Estado, entre os quais a refinaria.O presidente da Confederação Nacional da Indústria, mineiro Robson Andrade, foi convidado.

 

Mega-sena pode pagar 37 milhões

A Caixa Econômica Federal pode pagar até R$ 37 milhões ao apostador que acertar as seis dezenas do concurso nº 1.286 da Mega-Sena, que será sorteado na noite deste sábado. O concurso anterior, realizado na última quarta-feira, não teve vencedores do prêmio máximo.

 

Sport campeão único

Apesar de a CBF ter unificado os títulos nacionais no final do ano passado, nesta sexta-feira o Sport comemorou a resolução da polêmica envolvendo a temporada de 1987. Vencedor do módulo amarelo da Copa União, o clube pernambucano foi considerado pela Justiça como o único campeão brasileiro da temporada - não mais dividindo o posto com o Flamengo, que havia faturado o módulo verde. A própria CBF, há 24 anos, havia considerado o Sport como o campeão nacional da temporada. Tanto que pernambucanos e Guarani representaram o país na Copa Libertadores da América seguinte.

 

Entenda isso

De cada dez litros de combustível consumidos no Brasil, mais da metade, quer dizer, 5,3 litros, revertem para o governo federal na forma de impostos. E ainda somos auto suficientes.

 

Castigando os maus

Para o senador José Pimentel (do PT), quem destruiu florestas não pode ser anistiado. "Os produtores rurais que cumpriram a Lei sentir-se-ão ludibriados se a anistia for concedida aos destruidoras da mata", justifica.

 

Dvds  piratas

Os vendedores de DVDs tiveram o seu dia de rapa. Cerca de 3.000 foram recolhidos nesta sexta-feira. Eles vinham atuando livremente nas calçadas. Trabalhadores serão prejudicados, mas a Lei deve prevalecer. As autoridades precisam encontrar uma solução para estes casos, de onde muitos tiram o sustento, numa cidade onde o desemprego é grande.

 

Aterro sanitário e Centro de Convenções

Depois do embargo ao aterro sanitário, é preciso ter cuidado com o Centro de Convenções. O alerta vem dos ambientalistas, que estão acompanhando o projeto que aponta falhas também. O município não pode ficar com esta pendência e a população não deve ser confundida pelos fatos, onde inocentes são considerados culpados. O aterro sanitário desde o início foi questionado, quanto ao Centro de Convenções, existem indícios que podem comprometer o andamento da obra se não forem tomadas as devidas providências.

 

Ação popular

Os ilícitos administrativos em qualquer gestão são passíveis de questionamento. No caso de Iguatu, a Ação Popular pedida pelos vereadores da oposição, tem como principal finalidade a proteção ao Erário e ainda a diversos valores constitucionais, especialmente a moralidade administrativa (art 37 da CF/88).