Por Silvani Soares
Ceará: Pequenas empresas têm alta taxa de sobrevivência
De acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira (20) pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a parcela de micro e pequenas empresas que sobrevivem aos primeiros dois anos de atividade aumentou no Brasil. 73,1% das novas pequenas companhias brasileiras mantêm-se abertas depois de dois anos. No levantamento divulgado no ano passado, esse índice era de 71,9%.O Ceará apresenta o segundo melhor índice de sobrevivência (78,7%) entre os estados brasileiros juntamente com a Paraíba, que tem o mesmo percentual.
PSD no prejuízo
O novo partido, que nasce com mais de 50 deputados federais, não contará com recursos do fundo partidário nem com o horário eleitoral gratuito, exceto com a pequena parte que é distribuída linearmente para todos os partidos. O acesso à parte mais substantiva do fundo e do horário eleitoral gratuito, que é rateada entre os partidos com representação no Congresso, utiliza como critério o resultado da última eleição. Como o partido só irá eleger deputados em 2014, apenas após a eleição de sua primeira bancada é que participará desse rateio. Como a única alternativa para obter maior espaço no rádio e na televisão é via coligação com outro partido com representação no Congresso.
Inadimplência com cheques diminui
O número de cheques devolvidos no país por falta de fundos caiu de 1,88%, em agosto, para 1,82%, em setembro, segundo o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a proporção foi maior. De um total de 91,4 milhões de documentos compensados, em 2010, 1,59% foi devolvido. De acordo com os economistas da Serasa, para chegar ao Natal com melhores condições de consumo, o consumidor está evitando novas dívidas, incluindo o parcelamento com cheque pré-datado. De janeiro a setembro deste ano de um total de 761,8 milhões de cheques compensados, 1,92% não tinha fundos.
Governo lança campanha de combate á osteoporose
No Dia Mundial de Combate à Osteoporose, o Ministério da Saúde anunciou uma campanha para prevenir a doença desde a infância. A campanha vai começar no próximo sábado, 22. Conhecida por afetar principalmente os idosos, o governo federal aposta que mudanças alimentares e a prática de atividade durante a infância podem prevenir o surgimento da osteoporose na fase adulta.
Reforma no Castelão
E a reforma do Castelão é inevitável para contrariar a nossa economia. Fala-se em R$ 516 milhões para a reforma ou construção de estádios para a Copa de 2014 e Fortaleza será sub-sede da copa das confederações. Enquanto isso, nos hospitais públicos faltam antibióticos e material para procedimentos. Resta acelerar as obras.
Papai Noel está chegando
O Papai Noel chegará mais cedo este ano, e a vinda antecipada busca acelerar ritmo das compras para o Natal, já confiando na entrada do 13º salário. Grandes lojas passam por reformas e outras entram no clima natalino com a campanha de prêmios da CDL. Mas o auge do período será em dezembro, quando o município implantará o Natal de Luz. Espera-se que até lá, as praças que passam por reformas estejam concluídas. O mesmo serve para o terminal rodoviário.
Morte não deve ser comemorada
O mundo caiu para o terrorismo internacional com a morte do líbio Muammar Kadafi e o grupo ETA que anunciou o fim das atividades terroristas após 40 anos na Espanha. A presidente Dilma Rousseff reagiu, nesta quinta-feira, às informações sobre a morte de Muamar Khadafi na Líbia dizendo que o mundo deve apoiar e incentivar o processo de transição democrática no país, mas ressaltando que uma morte não deve ser “comemorada”.