Col@blogando - Proposta que acaba coligação proporcional volta à pauta

Por Silvani Soares

Brasil deve exportar jumentos para a China


O jumento, animal comum no Nordeste brasileiro, pode virar item de exportação. Um acordo celebrado há cerca de um mês, liberou o intercâmbio do animal com a China Além do aspecto econômico, a iniciativa pode ajudar a resolver o problema do excesso de jumentos na região. No comércio local, os jegues têm pouco valor, uma vez que sua presença é abundante. Até como meio de transporte de pessoas e cargas o jumento perdeu espaço para as motocicletas.

Proposta que acaba coligação proporcional volta à pauta

Começa a correr na próxima terça-feira (13) o prazo para discussão em primeiro turno da Proposta de Emenda Constitucional de autoria do senador José Sarney que altera o art. 17 da Constituição Federal, para permitir coligações eleitorais apenas nas eleições majoritárias (para presidente da República, governador e prefeito). O objetivo da proposta seria evitar as “uniões passageiras ou por mera conveniência” estabelecidas no período eleitoral para as eleições proporcionais, geralmente sem qualquer afinidade entre os partidos coligados no que diz respeito ao programa de governo ou à ideologia.

 

Pegar ou largar

Comenta-se que agora é pra valer. O prefeito quer uma reunião com diretório do PT para oficializar o apoio. Já ofereceu várias secretarias e até a vice. É pegar ou largar. Um político experiente comentou: “a partir de agora o PT terá que mudar a postura no palanque, diante dos tristes episódios ocorridos no passado e dos erros da gestão no presente além de não contar com muitos petistas”. Coisas da política e do destino? Epa!

 

É a Lei

O prefeito erra ao atingir o Ministério Público diante da decisão judicial. Ouvi de um especialista que com com a justiça obedece ou recorre. Bate boca não combina entre autoridades. Pelo seu temperamento, o gestor passa a impressão de que não admite correções. Ninguém está acima da Lei.

 

Ex-ministro vai concorrer vaga para Câmara municipal

A notícia circula junto a imprensa baiana de que o ex-ministro Waldir Pires (PT) vai disputar uma vaga de vereador em Salvador nas eleições. Ele deixou o Ministério da Defesa em meio ao caos aéreo.

 

Menos chuvas

Segundo o IBGE, de 16 janeiro a 15 de fevereiro deste ano, houve o registro de um déficit de 55% entre o que foi previsto pela Funceme e o que de fato aconteceu de pluviosidade no Ceará como um todo.Mas a estação de chuvas deste ano deverá ser perto da média, assinala a mesma previsão. Enquanto isso, agricultores mostram preocupação com o surgimento da lagarta.