Col@blogando - Proposta do Tiririca

Por Silvani Soares

Tasso cobra explicações de Cid
Deu no Blog do Eliomar. Ex-aliado do clã Ferreira Gomes, o senador Tasso Jereissati (PSDB) cobrou, nessa noite de segunda-feira, explicações do governador Cid Gomes e de seu irmão deputado federal Ciro Gomes (ambos do PSB), sobre as denúncias de desvio de dinheiro feitas pela revista Veja desta semana. “Há tempos que não se vê coisa tão grave aqui no Ceará. É preciso uma explicação”, cobrou o tucano, antes de realizar palestra no Centro Industrial do Ceará (CIC). Questionado se confia na inocência de Ciro – de quem Tasso é amigo há mais de 20 anos –, o senador disse apenas que preferia “não colocar as coisas de forma pessoal”.
@!Quem conhece o deputado Ciro Gomes deve vir resposta em alto nível. “Tenho jatinho porque posso.”

69 milhões fora da escola
A Campanha Global pela Educação alertou segunda-feira que a crise financeira mundial paralisou os esforços que vinham sendo feitos na área de educação infantil nos países pobres. A entidade - uma coligação internacional de organizações não-governamentais reunidas pela defesa do direito à educação - estima que há 69 milhões de crianças fora da escola, segundo um relatório, que analisou os 60 países mais pobres do mundo. Se os cientistas podem modificar alimentos geneticamente e se a Nasa pode mandar missões a Marte, os políticos devem ser capazes de encontrar recursos para colocar milhões de crianças na escola e alterar as perspectivas para uma geração de crianças - disse Kailash Satyarthi, presidente da Campanha.

Ranking dos sem fundos
Revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos: o Estado do Amapá mantém-se – e já faz cinco anos – na liderança do campeonato brasileiro do cheque sem fundo. Para cada 100 cheques emitidos pelos amapaenses, 11,26 são recusados pela rede bancária por falta de provisão. Depois, vêm os maranhenses, com 9,59 cheques. Os cearenses ocupam a 15ª posição desse ranking: de cada 100 cheques emitidos no Ceará, 2,72 são devolvidos por falta de fundos. São Paulo é o último da lista: o índice de cheque sem fundo dos paulistas é de 1,38%.

Proposta do Tiririca
Em defesa da categoria, o candidato apresentou a proposta de incentivo fiscal para circos. Quer mais. Tiririca pega carona no carro-chefe dos programas sociais do Governo Federal e diz querer lutar pela ampliação do Bolsa Família. Questionado pela reportagem da Folha, em entrevista publicada no último dia 25, sobre o que conhecia da atividade parlamentar, respondeu: “Pra te falar a verdade, não conheço nada. Mas ‘tando’ lá vou passar a conhecer”.

Mototaxistas
A categoria teve a profissão regulamentada, mas poucos se adequaram através da capacitação para prestar serviço à população. Jogados nas praças onde enfrentam o sol quente, o que mais reclamam são as multas que consideram injustas. Neste período de eleição alguns aceitam participar das carreatas e não sabem que a oferta de benefícios relacionada à promessa de voto é classificada como crime eleitoral se comprovada. Os comitês ignoram o fato. O crime pode ser punido até com cassação da candidatura ou do mandato, caso o candidato seja eleito.

Mídia negativa
Dirigentes discordam de que o comércio atende mal, conforme publicou jornal local. Para o presidente da ACIAGI, Henrique Neto, a matéria prejudica o principal setor da nossa economia e o jornal desconhece o investimento na qualificação e geração de emprego. Disse ainda que o assunto será levado para  reunião dos dirigentes esta semana na CDL.
@! Li a matéria e não deve abalar a liberdade de expressão, mas precisa de esclarecimentos quando se trata de pesquisas.

Mestre X discípulo
Queda de braço entre o técnico Dorival Junior e o atleta Neymar resultou na queda do mestre na equipe do Santos. O fato vai render muito, pois na queda de braço prevaleceu a autoridade do discípulo. Esta foi a segunda derrota do técnico após Ganso não aceitar substituição numa partida.
@! Era pra ter saído ali mesmo.