Col@blogando - Processos no MPF

Por Silvani Soares

Definido funcionamento dos bancos no fim de ano
O esquema especial de funcionamento das agências bancárias em função das festas de Natal e fim de ano foi divulgado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). No dia 24 (sexta-feira), véspera de Natal, os bancos terão atendimento ao público durante duas horas: das 9h às 11h (horário de Brasília). Na sexta-feira (31), véspera de Ano Novo, os bancos não abrirão ao público, uma vez que reservam o último dia útil do ano para seus balanços. As agências bancárias voltarão ao atendimento normal só no dia 3 (segunda-feira), primeiro dia útil de 2011. Portanto, quaisquer contas vencidas em 31 de dezembro poderão ser pagas no dia 3 de janeiro, sem multa ou correção, como recomenda a Febraban.

PIS/PASEP
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vai enviar 1,3 milhão de cartas a trabalhadores que ainda não sacaram o abono salarial de R$ 510, correspondente a um salário mínimo. Têm direito ao beneficio os trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais e tenham trabalhado por pelo menos 30 dias em 2009 com Carteira de Trabalho assinada por empresa contribuinte do Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). O trabalhador tem até o dia  30 de junho de 2011 para receber o seu dinheiro, mas não precisa esperar: “Você pode receber agora!”, informa a carta ao trabalhador.

Males seculares
Para o professor Manoel da Costa Rocha, da UFMG, é o ser humano que está entrando no ambiente dos vírus. “Eles são mais antigos do que nós nesses espaços e têm uma alta capacidade de adaptação”, pontua. Já Dirceu Greco, também da UFMG, não é tão pessimista. “Se houver tomadas de decisões para que isso não ocorra, como fóruns de discussões, investimento em vacinas e conscientização da população, há chances de erradicarmos muitos desses males”.

Processos no MPF
No Ceará, atuação do MPF, revelada em números e fatos, resulta em defesa da cidadania. A maioria dos processos é de improbidade administrativa. Esta semana o Ministério do Turismo cobra a devolução de R$ 68 milhões de prefeituras e entidades do terceiro setor que não usaram o recurso da maneira combinada com o Governo Federal, “geradores de fluxo turístico”, pivô de denúncias de desvio de verbas do Orçamento da União. Para um advogado, o fato lembra as fraudes no processo de licitação realizado no 4º Iguatu Festeiro, alvo de processo em 2009 por desvio de 600 mil reais segundo (MPF).

Oito em cada 10 municípios não têm museus
Dos 5.565 municípios brasileiros, cerca de 80% não têm museu. Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) nos últimos quatro anos mostra que em todo o país o número de instituições chega a 3.025, distribuídas em 21,1% dos municípios brasileiros, a maioria com população acima de 100 mil habitantes. O levantamento Museu em Números será divulgado na próxima terça-feira (14), no Rio de Janeiro.

CNE quer fim da reprovação e alfabetização até 8 anos
As novas diretrizes curriculares para o ensino fundamental de nove anos foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Uma das determinações do órgão é que todos alunos devem ser plenamente alfabetizados até os 8 anos de idade. O CNE ainda “recomenda fortemente” que as escolas não reprovem os alunos até o 3° ano dessa etapa. O parecer já foi homologado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e deve ser publicado terça-feira (14) no Diário Oficial da União.

Natal e Noel
Padre João Batista, pároco da paróquia do Prado, grande orador do clero local, em seus sermões, não perde a chance de esclarecer a comunidade e nesta época do Natal tem abordado sobre a figura do Papai Noel, que muitos confundem com a verdadeira Festa de Natal, é do Menino Jesus. Certíssimo. Agora, quando o município ocupa o espaço religioso, leva-nos à reflexão o pensamento de um psicólogo. Segundo ele, “a imagem toca no inconsciente coletivo e faz parte do capital político”.