Por Silvani Soares
Lula debaterá reforma política
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta segunda-feira de uma reunião com dirigentes petistas para discutir a “reforma política”. O encontro vai acontecer na sede do Instituto da Cidadania, em São Paulo. Quatro pontos são considerados os principais pelo PT: financiamento público de campanha, voto proporcional e lista fechada, fidelidade partidária e fim de coligações proporcionais. Lula também já assumiu as articulações eleitorais do partido em São Paulo.
Presidente do PT municipal avalia 100 dias de governo
Em nível local, o PT é um partido dividido apesar do grande número de filiados e de pregar a unidade. A relação entre diretório e seu único representante na Câmara poderia ser melhor. E a conclusão de quem ouviu a entrevista do presidente do PT, Herimatéia Bandeira, no “Mais Debates”, campeão de audiência da Mais FM. Crivado de perguntas, não escondeu o jogo e foi sincero. Segundo ele, no próximo mês reiniciará encontro com as principais lideranças para discutir um projeto alternativo com vistas às eleições de 2012, com a participação da cúpula estadual. Considera positivo os 100 dias do governo Dilma no campo dos juros, combate a inflação, corte dos gastos, e na política externa. Mas faz ressalvas quanto a suspensão dos cocursos, pois não agrada a vigência da terceirização. Maninho é ligado à região de Suassurana, e instado sobre a representativade na câmara, disse que depende muito da sua habilidade, pois o distrito foi quem menos se beneficiou nos últimos anos. "É preciso melhorar a saúde e implantar projetos habitacionais, onde existem carências". Defende a política interna do PT em que prega a unidade e disse que poderemos ter novidades no PED, processo de eleições diretas e com alterações.
De ladrão a roubado
Jorgina Fernandes, aquela que deu o golpe no INSS, vem com tudo na IstoÉ desta semana. Ela afirma em entrevista: "O roubo da Previdência só mudou de mãos". Na década de 1980, Jorgina Maria de Freitas Fernandes, hoje com 61 anos, esteve à frente de uma quadrilha formada por 25 pessoas – entre juízes, advogados, procuradores do INSS, contadores e peritos – para desviar R$ 1,2 bilhão dos cofres públicos, em valor atualizado. Em entrevista exclusiva à ISTOÉ, a primeira após 12 anos presa, ela reverte a situação e agora acusa a Previdência de promover nova fraude. Só que, desta vez, Jorgina se coloca na outra ponta do esquema, do lado de quem é roubado. Jorgina acha que está sendo passada para trás. Ela defende que a Previdência venda diretamente os bens no mercado e questiona a idoneidade dos leilões. Quem estiver interessado, deve procurar a revista nas bancas.
Astro por um dia
Quem se liga em novela, o SBT marcou para a próxima quarta-feira a exibição do depoimento gravado de José Dirceu para a sua novela “Amor e Revolução”. Pode ser um bom momento para a emissora alavancar a audiência da atração, até agora na casa dos seis pontos de média.”
Mídia pública
A gestão municipal resolveu não perder espaço para ocupar o vazio que outros políticos cedem. Pelo menos ao nível de imprensa local é a rádio, câmara e as ruas. Seja através da propaganda paga nas páginas – ou através de entrevistas ao vivo, onde pontifica a voz e a presença do prefeito. Todo assessor tem que mencionar quanto mais melhor e inicia com o “nosso prefeito”. Tudo bem arquitetado. Não se perde um segundo. Tudo tem resposta. Depois repassa para os cerimoniais, assessores, porta-vozes, líderes comunitários. É preciso mostrar a todos que não existe nada de errado, é invenção do mal, do câncer, dos opositores odiososos etc escambal. Fico contente, pois é disso que o povo gosta também. Pode não mudar a cabeça, mas preserva o que ainda resta de consciência.
Fila de espera por cirurgia
Lembra do aparato quando da visita do presidente dos Estados Unidos ao Brasil. Aqui entre nós durante a visita do Secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, tivemos algo parecido. Uma senhora do Sítio Racho Vermelho estava há 30 dias internada na emergência em uma maca, com o braço quebrado esperando por uma cirurgia. A solução veio de imediato com a transferência para o apartamento. Certo que seria operada recebeu a informação de que aguardasse, pois tem outros 30 na fila de espera. É o mesmo que colocar lixo debaixo do tapete e muito bizarro tal situação.
Dengue
As campanhas estão nas ruas, nos meios de comunicação e o que precisa ser feito para acabar com os focos do mosquito já é conhecido. Porém, as ações parecem não estar sendo colocadas em prática. Os números de casos e óbitos por dengue crescem a cada semana no Ceará. Na última, mais três mortes foram confirmadas. Agora são 25 as mortes pela doença. 38 óbitos continuam em investigação. Em todo o Ceará, o número de casos confirmados já chega a 11.807. São mais de mil casos confirmados em uma semana. O controle da dengue é uma ação que deve ser desenvolvida não só pelo poder público, pela Secretaria da Saúde, mas sim por todos os órgãos e toda população. A população é corresponsável”, lembra a secretaria de saúde da capital, Socorro Furtado.
Mudando de rua
Com as precárias condições da Avenida Guilherme de Oliveira, tantas vezes citadas neste espaço, motoqueiros e motoristas estão desviando o percurso, utilizando a Rua Porfírio Alves no bairro Veneza. Vai servir de teste para o canal e inquietar moradores.
Advogado jogador
O atacante Marciano, do Icasa, é caso raro no futebol. Formou-se em Direito, vai agora para o exame na OAB e depois advogar. Podemos nos orgulhar, se compararmos com os milionários e problemáticos existentes país a fora.