Por Silvani Soares
Delegacia de Polícia Civil de Iguatu
Já comentei anteriormente sobre a precariedade das instalações da 5º DP em nossa cidade. Quem se desloca a procura do serviço encontra a boa vontade dos funcionários e policiais, mas o ambiente é desagradável com o depósito de motos e a fedentina que exala das fossas. Nossas autoridades precisam fazer alguma coisa. Imaginem a situação dos presos.
Urca
Em Juazeiro, os estudantes dos cursos de Artes, Pedagogia, Direito, Geografia e História, da Universidade Regional do Cariri (Urca), foram às ruas na manhã de terça-feira, protestar conta a falta de professores, funcionários e infraestrutura na universidade. Por aqui, a mesma espera e o medo de perder o ano letivo.
Responsabilidade social
Os ministérios do Meio Ambiente, da Saúde e a Anvisa preparam nova legislação sobre resíduos sólidos. O governo quer que as empresas industriais e comerciais assumam a tarefa de recolher embalagens usadas (em postos de gasolina) e remédios vencidos (nas farmácias). Os consumidores também seriam chamados a devolver o que foi descartado. Há resistências no setor produtivo às mudanças, devido ao custo operacional.
Desgastes da CPI
Experientes parlamentares advertem: qualquer CPI que for criada agora só funcionará um mês. Em junho o mundo político entra em ritmo de eleições. A exemplo dos petistas e contrariando suas declarações públicas, os tucanos também não tem simpatia por uma CPI sobre a Operação Monte Carlo. Um integrante da Executiva Nacional revelou que não interessa a eles submeter o governo de Goiás a uma investigação, pois isso poderia paralisar seu governo. Além do desgaste.
No bolso
O projeto da Lei Seca, que será votado hoje na Câmara, será salgado. Ele prevê que as multas de trânsito vão dobrar de valor.
Questão de tempo
O Ministro Guido Mantega (Fazenda) pediu tempo aos deputados para analisar a proposta de fixar em 7,5% o percentual do PIB destinado à educação. Ele disse aos deputados que o compromisso de campanha da presidente era de 7% e não de 10%.
Nada demais
Ex-prefeito Edilmo aumenta a lista dos “ex”, que foi abandonado, sempre teve afinidade com os Dantas. No campo empresarial já foi sócio da CODANTAS. No momento eleitoral, diverge dos outros apoiadores que querem ocupar posições. Pelo que falou durante entrevista, meia palavra basta. Afinal, somos todos do bem!
TCM orienta transação de prefeituras e câmaras
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) iniciou nesta terça-feira (10), no município de Pentecoste, o programa de encontros regionais no interior com o objetivo de orientar a transição administrativa para evitar o desmonte das administrações públicos em ano de eleição. O propósito, segundo o presidente do órgão, Manoel Veras, é estimular a transparência na gestão pública e ajudar os gestores municipais – prefeituras e Câmaras – no cumprimento da legislação nos momentos pré e pós- eleitoral. Aqui em Iguatu, tá havendo o desmonte de lideranças políticas. No passado foram adversários, hoje aliados. Só confirma sentimento geral da sociedade de descrença nos políticos.
Dilma viajando
Voando nas pesquisas e depois de Washington, nos EUA, outra visita, para breve, promete movimentar a agenda da presidente Dilma. Ela vai a Londres encontrar a rainha Elizabeth II e o premier David Cameron. E nesta quinta-feira em Brasília, recebe os prefeitos para anunciar o resultado da seleção de proposta do programa Minha Casa Minha Vida para municípios até 5 mil habitantes.
País dos gordinhos
Pela primeira vez, os obesos são maioria no país. Pesquisa do Ministério da Saúde, mostra que, em 2011, 52,6% dos homens brasileiros estavam acima do peso ideal. Em 2006, eram 47,2%.
Ordem de serviço
Tentando incorporar as ordens de serviço ao lançamento do pré-candidato, o gestor municipal divulga agenda durante o mês de abril. Como tem obras em atraso, é possível que nem todas serão entregue no tempo hábil. Com todo respeito.
Iguatu do bem. Hein?
Ex-prefeito Edilmo anuncia apoio político ao grupo do prefeito Agenor. O que ambos têm em comum? Perdoem e esqueçam o que ouviram no passado.
Político cego
O deputado Carlomano Marques (PMDB) afirmou nesta terça, 10, que vai trabalhar para que seu partido se afaste do PT na capital. O PMDB "não vende, nem compra", disse o deputado. Um leitor reagiu: “o deputado precisa visitar a sua terra natal”.