Por Silvani Soares
Salário é apenas 32% do custo de um funcionário
A despesa com um trabalhador contratado com carteira assinada por 12 meses é de 2,8 vezes o valor do salário bruto pago, por causa de impostos, burocracia e gestão do trabalho, segundo estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV). Além dos benefícios como 13º salário, FGTS, INSS e vale transporte, entre outros, os pesquisadores colocaram na conta o gasto do treinamento do funcionário e custos gerenciais, como de administração de pessoal e do tempo não trabalhado (férias). Computamos um gasto enorme de simplesmente administração de pessoal. Não é um custo exigido pela legislação trabalhista, mas ela é tão complexa que é necessário um investimento grande nisso", afirmou Vladimir Ponczek, coautor do estudo. Além disso, o empregado recém-contratado leva até três meses para alcançar seu nível máximo de produtividade - e tudo isso reflete no gasto da empresa.
Encontro do PT municipal pode ser impugnado
A Secretária de Finanças do Partido dos Trabalhadores do Município de Iguatu, Maria de Jesus Lourenço, vai solicitar à Comissão Executiva Estadual a impugnação do Encontro Municipal, marcado para este sábado dia 26 de maio de 2012, no horário previsto de 9h às 17h, na sede da Câmara Municipal de Iguatu. Ela recorre ao Regulamento das Prévias e Encontro 2012, conforme o art.59: Parágrafo 2º. Segundo ela, não houve divulgação ampla da lista dos filiados aptos a votar no referido Encontro conforme determina o regulamento. E agora?
Governo estuda novo financiamento para material de construção
O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, anunciou nesta sexta-feira, que o ministério está estudando em conjunto com a Caixa Econômica Federal (Caixa), uma modalidade de financiamento de materiais de construção que seja mais eficaz do que a que está em vigor e que foi criticada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, esta semana. Segundo Ribeiro, na próxima reunião do Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em junho, a nova linha de financiamento já deve estar pronta.
Abandono de animais poderá ser punido com 4 anos de prisão
Ainda é apenas proposta. Mas se o texto for aprovado, o abandono deixará de ser contravenção e se tornará crime. O anteprojeto também prevê punição para quem maltratar animais. A decisão foi tomada nesta sexta, 25, pela comissão de juristas designada pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para elaborar um anteprojeto de aperfeiçoamento do Código Penal.
Policiais militares se reúnem em assembleia para decidir possível paralisação
Os policiais militares vão se reunir em assembleia para decidir se aguardam ou não a reunião marcada com o governo para o dia 3 de julho. O encontro acontece neste sábado (26), às 9h, no Colégio Tiradentes, em Fortaleza. “Na assembleia, vamos resolver se esperamos ou não pelo Governo. Uma paralisação não está descartada”, informou o presidente Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aprospec), Capitão Wagner. No dia 3 de julho, representantes da categoria e do Governo se reúnem para uma nova rodada de negociações. Os policiais reivindicam auxilio alimentação no valor de R$220, carga horária de 48h, planos de promoção, novo código de ética e o reajuste salarial referente aos anos de 2013 e 2014
Benção de núpcias
Casal feliz neste sábado 26, Robson e Carlianne celebram na Igreja de São José o enlace matrimonial as 17h30. Na oportunidade, recebem o carinho dos familiares e amigos. A recepção aos convidados será na AABB local que preparou um cenário todo especial.