Por Silvani Soares
Senado aprova Licença maternidade“Os senadores aprovaram nesta terça-feira, 03, em segundo turno e por unanimidade, a proposta de emenda constitucional (PEC) que torna obrigatória a ampliação da licença-maternidade de quatro para seis meses. A proposta segue agora para votação na Câmara dos Deputados, antes de ser promulgada.Atualmente, as funcionárias de empresas públicas já podem contar com 180 dias de folga pela gravidez e as que trabalham em empresas privadas têm garantia de quatro meses de licença. Aquelas que atuam em empresas que participam do Programa Empresa Cidadã contam com o benefício estendido para seis meses. Entretanto, o programa, estabelecido pela lei nº 11.770, é de adesão voluntária e as empresas podem abater a despesa do Imposto de Renda.
Pesquisas
A cada pesquisa surgem várias análises. Não é fácil, e simples emitir algumas opiniões. Reproduzo esta dos analistas: Segundo Ibope, a petista tem 17 pontos porcentuais de vantagem sobre Serra entre os que acham que o poder de compra melhorou. Segundo a pesquisa, sete em cada dez eleitores consideram que seu poder de compra melhorou desde 2008. Nesse segmento, Dilma tem 47% das intenções de voto, 17 pontos porcentuais a mais que o tucano José Serra. No eleitorado total, a petista está com cinco pontos de vantagem sobre Serra (39% a 34%).
Polarização
Uma curiosidade na eleição em nosso município. Quem dá ou tira voto dos candidatos no Estado? Numa conversa com o eleitor, além da mudança, a pergunta sobre qual candidato vai tirar mais votos: Mirian ou Edilmo? Quem votou em Edilmo, mudou para Mirian e vice-versa. Como não existe uma pesquisa, na rua as intenções seguem ditando o cenário político local, tudo como se estivéssemos numa eleição para prefeito com direito a tricas e futricas, longe das propostas que interessam ao desenvolvimento e o ideal coletivo da população nem da maracujina e lexotans. Como contraponto, Mirian leva a vantagem de ser a candidata que pode continuar com o apoio do governador Cid Gomes.
@!É incrível ouvir de um eleitor perseguido no passado, perdoar no presente e seguir firme com a mudança. Só um cientista político para explicar.
Escafedeu
Por onde anda, cadê você? São termos usados quando alguém está fora da mídia e na política não é diferente. De todos os sumiços anotados pela cúpula da campanha de José Serra, nenhum causa mais espécie que o de Arthur Virgílio (PSDB-AM). Segundo analistas, o senador, que na tentativa de viabilizar sua reeleição aliou-se ao lulista Alfredo Nascimento (PR), amazonense, inviabilizando o tucanato no estado.
@! Esta prática está em quase todos os Estados.
Governo gasta R$ 28 mil por viatura
Durante a ordem do dia, nesta terça-feira, 03, na Assembleia Legislativa o deputado Manoel Castro esclareceu que os R$ 28 mil desembolsados, anualmente, pelo Governo do Estado com cada carro do Ronda do Quarteirão é o limite estipulado para ser gasto com os veículos e não um valor permanente. Ele acrescentou que a quantia seria para cobrir não apenas a revisão dos veículos, mas também consertos de manutenção estrutural do carro. A declaração foi dada em resposta ao pronunciamento do deputado Heitor Férrer (PDT), criticando o gasto com a manutenção das viaturas.
Horário eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral marcou para sexta-feira, a partir da 14 horas, na sala de sessões, audiência pública para deliberar sobre o horário eleitoral gratuito. O juiz auxiliar Heráclito Vieira de Sousa Neto conduzirá a audiência.
TRE indefere registro de deputado
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral votou, pelo placar de 5 a 1, nesta noite de terça-feira, pelo indeferimento do registro do deputado federal Marcelo Teixeira (PR). A decisão foi baseada em decisão do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que desaprovou contas de Marcelo, quando ele era Secretário de Obras da gestão do prefeito de Fortaleza, Juraci Magalhães, falecido.
O matador
Antes de embarcar para Salvador para jogo contra o Bahia, o atacante Rinaldo, do Fortaleza, foi detido pela Polícia Federal durante uma hora, por portar quatro balas calibre 38.
@! Sem ironia, mas o esporte não precisa desse tipo de matador. – Hoje Santos e Vitória lutam pelo titulo da Copa do Brasil.-Amanhã, São Paulo e Inter decidem vaga na libertadores.