Por Silvani Soares
STF reconhece união gay
Supremo reconhece, por unanimidade, união civil entre pessoas do mesmo sexo. A partir de hoje, devem ser aplicadas a esse tipo de relação as mesmas regras de união estável heterossexual previsto no código civil. A regra deve ser aplicada pelos órgaos responsaveis, como INSS, operadoras do plano de saúde privado, empresas e governos. O cidadão que se sentir discriminado poderá entrar com ação na justiça. Direitos como pensão e plano de saúde são assegurados. Mas adoção de crianças por casais gays ainda depende do Congresso. A CNBB condena o reconhecimento. Uma união que não pode ser chamada de casamento.
Os miseráveis
Uma pesquisa nada interessante, segundo Ipece, quase 10% dos miseráveis estão no Ceará. Para o diretor do órgão, o grande desafio é implantar Educação de Qualidade na fase do ensino básico. Os gestores precisam saber o que é Educação de Qualidade. Para muitos, tudo vai muito bem.
Plano Nacional de Educação
Entidades estudantis apresentaram 59 sugestões de emendas ao Plano Nacional de Educação. Mas a principal sugestão dos estudantes é a que aumenta a obrigação de investimentos na educação. Trata-se de uma luta antiga e nos dias atuais, traduz-se no investimento atraves do PIB. O país investe menos de de 5% do PIB, quando é preciso 10%.
Poder da mídia
Cada vez mais a imprensa se fortalece, confimando-se como o quarto poder. A conclusão que tiro após ouvir o presidente Sarney de acusar a mídia de fragilizar o Senado. Durante seminário do PMDB, ele afirmou que a imprensa quer disputar com o Parlamento o papel de representar a opinião pública. No entanto, negou questionar a liberdade de imprensa.
Chuvas de maio
As chuvas de março passaram para abril, que continuam em maio e devem parar somente em junho. Nos estados aumentam os problemas com desabrigados. Antes as chuvas eram bem vindas para o homem do campo. Hoje nas cidades os gestores pedem trégua a São Pedro. Buracos nas ruas e periferias, zonas ribeirinhas sofrem com o problema. Parte da maquiagem está sendo afetada e a defesa civil deve agir. Nesse momento, todos devem ter o compromisso com a cidade. A natureza não escolhe administração.
Coisas do futebol
Diz um provérbio: "Aquele que prevê o futuro, erra mesmo quando acerta". Quarta-feira negra para os representantes brasileiros na Libertadores. Já na quinta, pela Copa do Brasil, chuva de gols no clássico ecológico entre o verdão paranaense que goleou por 6 a 0 o Palmeiras. Mas a grata surpresa veio do Engenhão, com o Vozão parando o bonde por 2 a 1.
Mãe!
Neste domingo, dia das mães. A todas, um dia de muita paz e harmonia.