Por Silvani Soares
Balanço
O Cel Gomes Filho, comandante da 2ª CIA/2ºBPM de Iguatu, fará nesta terça-feira no auditório do Liceu um balanço na área de segurança sob seu comando no ano de 2009. O convite se estende aos principais segmentos da sociedade.
@Alô Iguatu seguro!
Taxas
O brasileiro, além de arcar com uma carga de impostos que come 36,8% da economia do país, carrega no orçamento mais 40 taxas por ano. Desde um simples saque no caixa eletrônico à compra de um imóvel, há taxas para tudo. Os políticos exageram com críticas as filas e atendimentos nos bancos e esquecem este item. Para se ter uma conta em banco, usando serviços considerados prioritários pelo Banco Central (BC), há uma lista de 20 taxas. Por aqui,a defesa do consumidor deu uma mãozinha, ao excluir 22 itens de material escolar desnecessário.
@ Barbante, algodão álcool, percevejo... Pode?
Pesquisa
Ainda repercute a pesquisa publicada no jornal a Praça deste sábado. Indiscutível a credibilidade do IBOPE, no entanto a mesma merece ser comentada. A satisfação da população com a vida que tem hoje no município não é mérito apenas do município, mas dos investimentos da União e do Estado. O Estado também não serviu de referência apesar de o prefeito ter anunciado como a maior decisão o seu apoio à reeleição de Cid. Outro fato, comparar a popularidade ao presidente Lula. Existem especulações de que o gestor estaria abafando o último escândalo. Estranha-se também que no rol das lideranças não conste um único vereador e o declínio da oposição através de Mirian e esposo, que terminaram a última eleição com 17% dos votos e apresentar como mensagem central a de que ele é o único bem. Como historicamente acontece, os quatro primeiros meses de anos são profícuos na produção de cenários políticos para o período de disputa eleitoral que se aproxima. Até maio, pelo menos, teremos ‘cenários’, ‘análises’, ‘alianças’ e ‘candidaturas’ para todos os gostos. Com este certificado, o prefeito poderia repensar numa candidatura local para a assembleia estadual, a exemplo de Edilmo e Mirian. Não é correto pousar na foto com Lula e votar em Tasso. Optar por candidatos de fora impedindo o surgimento de novas lideranças no município. Será que o político não deve adotar uma coerência mínima. A política atual tem os seguintes preceitos: a democracia, o estado de direito, a liberdade de expressão e a alternância no poder, sem caudilhismo e quanto mais longe do populismo autoritário, melhor. Desculpem, me expressei mal.
Refletindo
Gosto muito de ditados. Quanto mais antigos, melhor. Que tal este que escolhi para o Col@blogando de hoje.
A vida só pode ser compreendida,
olhando-se para trás;
mas só pode ser vivida
olhando-se para frente.
Soren Kierkegaard