Por Silvani Soares
Pão mais caro
SINDIPAN anuncia o aumento para o preço do pão e derivados. O mais afetado será o pão, cujo valor será acrescido em até 17%, conforme projeção do presidente do Sindipan (Sindicato das Panificadoras e Confeitarias do Estado do Ceará), Lauro Martins de Oliveira Filho. Além do pão, outros derivados do trigo deverão registrar majoração nos preços, avisa o setor. Alguns já deverão efetuar o ajuste de preços imediatamente, mas, a partir da semana que vem, conforme ele, os impactos serão sentidos com maior vigor. (DN)
@! Nem só de pão vive o homem.
Segurança para juízes
"O juiz brasileiro é muito despojado, de grande coragem física e, em geral, dispensa a segurança. Vamos cogitar de reforçar a segurança dos juízes eleitorais, não apenas dos presidentes, mas de todos que atuam no processo eleitoral, sobretudo naquelas áreas em que haja um risco maior à segurança física dos magistrados". A afirmação é do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, durante viagem a Aracaju para acompanhar as investigações. Ele disse que não descarta qualquer hipótese para o crime. Lewandowski disse acreditar que as eleições transcorrerão com tranquilidade. Agentes da Polícia Federal começaram na quarta-feira (18) a investigar o atentado contra o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), desembargador Luiz Mendonça.
Indenização para sociólogo Betinho
A Comissão Nacional de Anistia aprovou ontem o pedido de indenização apresentado pela família do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, motivado pela perseguição política que ele sofreu durante o regime militar. Além do pedido público de desculpas, feito durante o 4 Seminário Latino-Americano de Anistia e Direitos Humanos na Câmara dos Deputados, a família do fundador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) receberá mensalmente R$ 2.294,61 e mais R$ 207.738,69, que representam o valor calculado entre o pedido de anistia (2003) e a data do julgamento.
Otimismo petista
O comando da campanha petista (segundo o Globo), acredita que ainda há espaço para Dilma Rousseff crescer nas pesquisas. Argumenta que o mais recente Ibope detectou que 18% dos entrevistados não sabem quem é o candidato do presidente Lula.
@! Contaminados pela ficha suja, seria bom se todos conseguíssemos acertar nas escolhas tão importantes quanto as que faremos no dia 3 de outubro.
Padrinho político
Com padrinho político é fácil conseguir emprego, mas em tempo de eleições vem a contrapartida. É verdade que nem todos gostam de se envolver no pleito o que torna uma exigência dos coordenadores e resulta em perda de posições onde muitos gostariam de usar o tempo em outra atividade. Conversando com um servidor municipal, este disse não entender o atraso no pagamento do mês de julho, diferente de épocas anteriores. Será o momento eleitoral?
@! Também não pode haver aumento de gastos.
Mudança
Quem é o eleitor satisfeito com o gestor mas menos disposto a votar no candidato dele? Ainda desconhecido do eleitor iguatuense, sem marca com a região, pois veio de Massapê, o candidato apoiado pelo prefeito, segundo comenta-se, cobrou mudanças no roteiro da campanha para atingir o público alvo numa eleição onde não consegue a polarização. O politico inteligente aceita críticas e sugestões quando entende a voz do povo nas ruas. Como diz o ditado: mudar faz bem.
Sessão esvaziada
Devido ao período de eleição, o número de sessões na Assembleia Legislativa foi reduzido de quatro para duas por semana. Mesmo assim, todas as terças e quartas-feira há dificuldade para obter o número regimental para que a sessão seja iniciada, passando, na maioria das vezes, do horário estabelecido para abrir os trabalhos.
@! É sempre assim, poderiam realizar esforço concentrado e votar projetos antes das eleições, e nesta época entrariam de recesso. A propósito, como ficou o plebiscito para emancipar os distritos?