Por Silvanii Soares
Ronda na visão dos candidatosAdversários de Cid não falam em extinção, mas adiantam que haverá uma ampla reformação. O atual governador, que ideali zou o programa, reforma sua importância dentro de uma estratégia de segurança pública, mesmo admitindo que ele''não resolve tudo''. Lúcio fala em requalificação, Cals diz que sentido ''complementar'' seria resgatado. Mas, apesar das críticas, ninguém se prontificou a extinguir o programa, que se tornou alvo de questionamento por parte da população após ações, no mínimo, desastradas. Reformulações seriam suficientes, na opinião da maioria dos postulantes ao executivo estadual. (O Povo)
@! A população tem opinião diferente e apesar das falhas melhorou a segurança no Estado.
Juventude sem opção
Sem futebol aos domingos, com a reforma no estádio municipal, a festa do esporte fica nos sítios. Não tem sido fácil para os programas esportivos nas emissoras. A prefeitura poderia mobilizar outros setores promovendo campeonatos através de outras modalidades. O município conta com muitas quadras esportivas que poderiam ser utilizadas nos finais de semana, quando a comunidade teria mais esta opção nos bairros.
@! A quadra Agenor Araújo serveria para outros eventos culturais.
Curiosidade política
Na eleição de 2006 durante a campanha no mês de agosto, o quadro das pesquisas apontavam Cid Gomes na dianteira com 51% contra 37% do candidato governador Lúcio Alcantara, cujo final o eleitor já sabe. Hoje o momento é outro, mas as projeções apontam também Cid na liderança.
Outra curiosidade
Na eleição para deputado estadual, o então candidato Zezinho Albuquerque, hoje com apoio do prefeito, teve votação superior a do deputado licenciado, conforme os números do Tribunal Eleitoral. Zezinho Albuquerque (PSB) - 55.706 votos (1,36%); José Ilo (PSDB) - 49.876 votos (1,21%). Este ano estamos diante de uma disputa diferente, mas no final para onde migrarão os votos dos iguatuenses?
Sensibilizar para incluir
Quem esteve visitando o município e região neste final de semana foi a ex-miss Ceará Vanessa Vidal. Ela é candidata a deputada estadual pelo PV. Cumpriu agenda em Quixelô e Iguatu. Na oportunidade fez o lançamento da cartilha “Sensibilizar para Incluir” e participou do evento promovido pela APAE que está realizando a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
História dos ilustres
Certa vez indaguei em qual rua estava localizada a casa do maestro Eleazar de Carvalho. Não tive a resposta. Já com relação a Humberto Teixeira, recebi mais detlahes. Esta semana, O Povo apresentou uma entrevista com o cantor Evaldo Gouveia, na qual ele disse ter nascido em Orós. "E eu fui pra Iguatu num caçuá de burro com oito meses de nascido. Por isso eu me considero... Me considero não: Eu sou iguatuense. Foi lá que eu vivi até os 12 anos de idade".
@! Este quando cumprir a missão, não vai deixar especulações e dúvidas. Mas precisa de reconhecimento pela gestão atual, antes que algum historiador narre a versão do 'delegado e o valentão' citado pelo artista.
Aeroporto
Os políticos têm chegado a Iguatu pelos ares, não considerem como paraquedistas, termo usado na política de outrora, pois adversários de hoje são amigos, idependente da ideologia e com pouca contestação. Como dizem os analistas: “Não há democracia quando a maioria tenta impor a mudez à minoria, quando o poder tem um único dono e ele só escuta a sua própria voz.” Bem, mas o que quero refletir com relação ao aeroporto Tomé da Frota, é que os nossos representantes, esqueceram de pedir mais apoio para obter mais voos e empresas aéreas de grande porte. O mesmo segue o açude Trussu, visto apenas das alturas.
Incrível
O deputado Paulo Delgado (PT-MG) enumera os "cinco milagres" da atual campanha:
1) ninguém é ficha suja;
2) todo mundo ama Lula;
3) o PSB é capitalista;
4) a direita acabou;
5) o PC do B tem dinheiro