Por Silvani Soares
Sobe desce das pesquisasO POVO desta terça-feira traz nova rodada de pesquisa para o senado. A candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, continua ampliando sua vantagem sobre José Serra (PSDB) no Ceará, segundo a terceira pesquisa O POVO/Datafolha. Na consulta estimulada, a petista aparece agora com 65% dos votos válidos, enquanto 13% das intenções são destinados ao tucano, o que representa uma diferença de 52 pontos entre os dois. Já a candidata do PV, Marina Silva, oscilou três pontos para mais e chegou a 8%. A propósito, Serra está sendo esperado nesta quarta-feira em nosso Estado. Quanto à visita da caravana de Dilma ainda é uma incógnita.
Capital - interior
Se apenas os municípios do interior cearense fossem contabilizados pela pesquisa O POVO/Datafolha, o percentual de Dilma Rousseff seria ainda mais alto do que os índices de todo o Ceará. No interior, a petista aparece com 69% dos votos válidos. Já em Fortaleza e Região Metropolitana, seu percentual cai 12 pontos, atingindo 57%. O percentual de José Serra é praticamente o mesmo no interior (14%) e na capital e Região Metropolitana (12%). Assim como Dilma, Marina Silva também apresentou grande discrepância entre os dois valores, mas no sentido inverso: na capital, ela chega a 14%. No interior, atinge 4%. Na estimulada, o número de indecisos é de 14% no interior. Na capital, cai para 9%.
Pesquisa para senado
Volta a cair a vantagem de Tasso Jereissati (PSDB) em relação aos adversários Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT) na disputa pelo Senado. Ainda assim, segundo a pesquisa O POVO/DATAFOLHA, a dianteira do senador e candidato à reeleição pelo PSDB sobre os oponentes ainda é expressiva, faltando três semanas para a eleição. Na disputa pela segunda vaga, há empate técnico entre os candidatos de PMDB e PT, situação se que mantém desde a primeira rodada da pesquisa O POVO/Datafolha. A 20 dias da eleição, há tempo para mudanças principalmente pelo empate técnico entre Eunício e Pimentel, que promete emoção na reta final. Não é possível, portanto, apontar quem ficaria com a segunda vaga para o Senado.
E por falar em folia
Cidadão disse que já não aguenta mais tanta folia. Tem servidores da prefeitura que estão exaustos. Muitos se mostram estressados, mas não podem reclamar. Por falar em reclamação, a quem reclamar quando uma casa é atingida pelas bombas da campanha. Domingo último, residência na Rua 15 de novembro foi atingida e quase ocorria prejuízo com carro na garagem. Menos mal, pois teve várias telhas quebradas. Tranquilidade para quem está faturando no comércio. Setor gráfico principalmente.
Olho nas armações
Justiça eleitoral precisa ficar de olho nas armações que estão acontecendo na reta final de campanha. Estão colocando cartazes e adesivos de candidatos nos postes e placas das construções que a prefeitura vem executando no centro da cidade. É possível que alguém queira prejudicar adversários ou tornarem-se vítimas.
Time pequeno
Bastou o Ceará vencer para surgirem novos fatos. A confusão logo após a partida contra o Santos, no domingo, vai ser investigada pelo STJD. E o Ceará pode acabar punido com multa de até R$ 210 mil e perda de mando de campo. Se tivesse perdido ninguém lembraria os fatos, mas encheriam a bola do time santista com inúmeros adjetivos. “O time do Santos não é feito de santos não”.