Por Silvani Soares
Prefeito de Sobral escolhido como ministro
Pesquisa Datafolha feita em todo o país revela que, para 83% da população, a presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), fará um governo igual ou melhor que o de Luiz Inácio Lula da Silva. Ontem ela anunciou os nomes de mais cinco ministros e tem cearense na equipe. Após a confirmação de 35 ministros, só faltam mais dois nomes para Dilma complementar o seu ministério: os dos titulares do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Secretaria Especial de Política para as Mulheres. Foi confirmado nome do secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho (PSB), como futuro ministro da Integração Nacional. O prefeito de Sobral, Leônidas Cristino, também do PSB, comandará a Secretaria Especial de Portos. Ele foi indicado pelo governador do Ceará, Cid Gomes (PSB). Encerra de vez o nome de Ciro Gomes Gomes, pois faz parte da cota do PSB. Por sua vez, o governador Cid Gomes estuda convidar tucano para compor secretariado.
Cid pode convidar tucano
A estratégia de tentar neutralizar a grande base de oposição que pode vir a ser o PSDB pode se repetir no segundo governo de Cid Gomes (PSB). Nome de Gony Arruda é o mais cotado.
Obrigatoriedade do diploma de jornalismo
A Proposta de Emenda à Constituição que restabelece a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão, deverá ser analisada pelo Plenário da Câmara dos Deputados só em 2011. Apesar de ter sido aprovada pela comissão especial em julho deste ano, a matéria não entrou na pauta do Plenário. Para ser aprovada, a proposta precisa do voto favorável de 3/5 dos deputados (308) em dois turnos. Em seguida, ela será analisada pelo Senado, onde já existe outra PEC (33/09) sobre o mesmo assunto.
Deputados serão convocados no recesso
Cid vai convocar assembléia no recesso. Como os deputados que foram eleitos em outubro passado só assumirão em fevereiro, estão fora da convocação. Os novos deputados, eleitos no dia 3 de outubro passado, só assumirão seus mandatos no dia 1º de fevereiro. Assembléia, regimentalmente, entra em recesso a partir da próxima quinta-feira. Até lá ainda precisam ser votados o projeto de lei que estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro de 2011, ou seja, a Lei Orçamentária Anual (LOA).
Efeito cascata
No apagar das luzes da atual legislatura e em véspera do Natal, os deputados estaduais se deram um presente reajustando o próprio salário. Na manhã desta terça-feira (21), as comissões técnicas da Assembleia Legislativa aprovaram o reajuste – a partir de 2011, os parlamentares passarão a receber R$ 19.500,00. Nesta quarta-feira (22), a medida irá para votação em plenário. Os deputados eleitos agradecem. Resta agora as Câmara Municipais seguirem o ritual.
Para lamentar
Bispo de Limoeiro do Norte recusa comenda em protesto contra aumento salarial de parlamentares. “Quem assim procedeu não é parlamentar, é para lamentar”, afirmou Dom Manuel Edmilson da Cruz. Resumiu o seu protesto. O protesto contra o reajuste dos parlamentares não se resumiu, no entanto, à manifestação do bispo. Cerca de 130 estudantes secundaristas e universitários de Brasília foram barrados na entrada principal do Congresso quando preparavam-se para protestar contra a decisão tomada na semana passada pelos parlamentares.”
Cheques sem fundos
De cada 100 cheques emitidos no Estado do Ceará, 2,69% são recusados pelos bancos por falta de fundos, revela a última pesquisa mensal do Serasa Experian. A mesma pesquisa confirma: o campeão nacional do cheque sem fundo continua sendo o Estado do Amapá, onde de cada 100 cheques emitidos 10,92% não têm fundos. O Ceará é o 15º colocado. São Paulo está na última e muito honrosa colocação: só 1,33% dos cheques é recusado por carência de fundos.
Pastoral da Criança
Num evento que reuniu dezenas de crianças do bairro Veneza, a pastoral da criança realizou a confraternização natalina terça-feira dia 21 na capela de N. Senhora de Fátima. O evento contou com distribuição de lanches e brinquedos e com a presença do coral infantil do SESC.
Casamento coletivo
Nesta quarta-feira, na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Prado, acontecerá a solenidade de casamento coletivo. A paróquia reunirá 51 casais para o enlace matrimonial que será presidido pelo Pe. João Batista a partir das 19 horas.