Col@blogando - O resumo da ópera eleitoral

Por Silvani Soares


Novo senado
Os partidos que apóiam o governo Lula ficaram com 40 das 54 vagas abertas no Senado nesta eleição, segundo a apuração divulgada ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que não inclui os candidatos barrados pela Lei da Ficha Limpa. A oposição conseguiu eleger apenas 11 senadores; outros três eleitos são considerados independentes. Uma situação confortável para barrar qualquer CPI e aprovar projetos de interesse da população. Tido como estrelas da oposição, foram derrotados, Artur Virgílio (PSDB-AM), Tasso Jereissatti (PSDB-CE), Heráclito Fortes (DEM-PI), Mão Santa (PSC-PI) e Marco Maciel (DEM-PE).

Onda verde
Com cerca de 20% dos votos válidos, Marina se saiu melhor que Brizola, Garotinho e Ciro Gomes. Se não serve de consolo, pode ser retratado pelo que ela mesma definiu como uma luta de Davi contra Golias. Foi o melhor 3º lugar após a redemocratização. Para uma neófita no mundo da política como Dilma Rousseff, chegar à frente dos adversários no primeiro turno seria motivo de comemoração. Mas para quem chegou a ter chances de vitória já na primeira fase da eleição, o segundo turno tem gosto de derrota e de apreensão, observam os  analistas. A estratégia já pensada nas últimas horas é que o presidente Lula passe a assumir pessoalmente o comando da campanha.

Tri
No Ceará, Cid faz barba, cabelo e bigode e uma expressiva bancada para o estado e câmara federal. Além disso, despachou o tucano, elegendo Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT) para o senado que reforçarão a representação ao lado de Inácio Arruda(PcdoB).

Acabou
Pela entrevista do prefeito nota-se que a derrota do tucano Jereisssati para o senado não estava nos seus planos. Apesar de mostrar otimismo, é notória a decepção e desconsolo bem ao estilo Valentin e Le-kler. Já alertou a sua base que não irá discutir sucessão municipal, mas isso não impede a articulação da oposição, que tem agora a deputada Mirian. Resta ao mesmo mudar o foco e se preparar para o evento do dia 12 de outubro. Por sinal uma festa propícia para musas e museu.

Crônica anunciada
Poucos acreditavam que a candidata Mirian atingisse a marca dos 10 mil votos, quando ultrapassou os 13 mil em nosso municipio. Muitos apostadores estão contabilizando as perdas, pois foram induzidos a uma maioria que só as urnas confirmariam. Quanto ao candidato apoiado pelo prefeito, mesmo eleito, ficou também um pouco de decepção diante de tanto barulho. No caso de Edilmo, era a "crônica anunciada". Fica a expectativa para os votos de Jocélio, que será divulgado após sanar as pendências.

Este é o resumo da ópera.