Por Silvani Soares
Proteção para eleitoresConforme determina o Código Eleitoral em seu artigo 236, a partir desta terça-feira (28), nenhum eleitor poderá ser preso, exceto em flagrante ou em razão de condenação judicial por crime inafiançável, de acordo com a legislação eleitoral. A restrição termina na próxima terça (5) às 17h, 48 horas após a votação do primeiro turno, que se realizará no próximo domingo (3).
Psol de Alagoas
A candidatura de Heloísa Helena (PSOL) ao Senado por Alagoas está afundando. São fatais os vídeos, exibidos no horário eleitoral, onde ela xinga o presidente Lula quando era senadora. Benedito de Lira (PP) é o grande beneficiário.
Eleições emboladas
A 4ª pesquisa pela disputa do Senado embolou o cenário para o senado. O Datafolha anunciou os votos válidos, onde são excluídos brancos, nulos e indecisos. O Datafolha apresentou esses dados porque no domingo (3) a Justiça Eleitoral vai divulgar os resultados desta forma.Tasso Jereissati, do PSDB, tem 33% dos votos válidos.Eunício Oliveira, do PMDB, 31%.José Pimentel, do PT, 27%. Alexandre Pereira, do PPS, 3% dos votos válidos. Este ano, vão ser eleitos 2 candidatos.
Estamos de volta
“Os servidores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE-CE) voltam ao trabalho nesta quarta-feira, 29, após quase seis meses de greve. O Supremo Tribunal de Justiça declarou a legalidade do movimento, alegando que o Governo Federal foi quem descumpriu acordos firmados coma a categoria, além de não abrir canal de negociação.Os manifestantes informaram que a paralisação foi suspensa, mas o estado de greve será mantido, até que o Governo reinicie as negociações para implantação de novo plano de cargos e carreiras, além de contratação de novos servidores.Na capital, os servidores da UFC e dos Correios estão em clima de greve também.
Bancários fazem greve geral
Os bancários decidiram na noite de terça-feira entrar em greve nacional por tempo indeterminado a partir de 0h de quarta-feira OS bancários do Ceará realizaram assembleia geral, ontem e decidiram entrar em greve. Após cinco rodadas de negociação, os bancos não apresentaram nenhuma proposta, oferecendo apenas um reajuste de 4,29% (inflação do período), segundo a diretoria dos bancários.).A Fenaban alega que o índice de 11% pedido pelos bancários é inviável.No sindicato dos bancários local, empregados da caixa apoiaram a paralização e entram em greve a partir desta quarta-feira. Os bancários exige um aumento de 11%, melhoria na participação nos lucros e resultados (PLR), vale-refeição, vale-alimentação, auxílio-creche e pisos salariais maiores, além de auxílio-educação para todos e melhores condições de saúde.
Deficiência médica
Deu no DN. A saúde do Ceará enfrenta uma deficiência médica na área da neuro pediatria. Atualmente, apenas 10 profissionais trabalham para atender toda a demanda do Estado. Com isso o atendimento na rede pública e até mesmo na privada, é prejudicado.
Com dindin
As classes de menor renda ainda preferem pagar suas compras com dinheiro, mostra um estudo encomendado pela Master Card ao Instituto Ipsos, divulgado nesta terça-feira (28). A razão, segundo a pesquisa feita em sete municípios brasileiros, é que 46% das classes C e D ainda não têm acesso aos bancos.
O verdão surpreeende
Imprevísivel o futebol do Icasa. Ontem derrotou o Bahia por 4 x 2 em Salvador. O time baiano é o Vice-líder e estava há seis jogos invicto na Série B do Campeonato Brasileiro. Hoje o Ceará recebe o galo mineiro no castelão. A diretoria pode acertar com o técnico Antonio Lopes.
O que mudou com a pesquisa
O Datafolha publicou o relatório da pesquisa feita nesta segunda-feira. Eis as mudanças mais interessantes: 1) Marina Silva (PV) cresceu 6 pontos no eleitorado de nível superior e empatou com Dilma Rousseff (PT), que caiu 7. Tecnicamente, os três estão empatados: José Serra (PSDB) tem 34%, Marina chegou a 30% e Dilma caiu para 28%. Outra análise. As mulheres foram as principais responsável pela queda de Dilma no Datafolha: menos 5 pontos. Se Dilma não se eleger no primeiro turno, será por causa do voto feminino. Ela tem 51% entre os homens (55% dos votos válidos masculinos) e 42% entre as mulheres (48% dos válidos femininos. Marina acredita na onda verde ,e voltou a dizer que vai estar no segundo turno das eleições. "Os brasileiros vão ter de decidir [no segundo turno] se querem a [Marina] Silva ou a Rousseff", afirmou.( Blog do Noblat -A essa altura a maioria dos eleitores, em todas as camadas, já tem o voto para presidente decidido e a parte que não está completamente resolvida é relativamente pequena . Muitos apostam no debate promovido pela Rede Globo, agendado para quinta-feira à noite.