Col@blogando - Nunca mais

Por Silvani Soares

Pesquisa
Na divisão geográfica do eleitorado, de acordo com dados da pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira, a petista Dilma Rousseff subiu de 32% para 37% no Sudeste e passou de uma desvantagem de cinco pontos para uma situação de empate técnico. José Serra (PSDB) tem 35% no Sudeste, o maior colégio eleitoral do país. No Nordeste, Dilma tem praticamente o dobro das intenções de voto do adversário (49% a 25%). Em um mês, sua vantagem na região se ampliou de 18 para 24 pontos. O tucano está à frente no quesito rejeição - 24% dos eleitores afirmam que não votariam nele de jeito nenhum. No caso de Dilma, 19% dão essa resposta. O Ibope também mediu a expectativa de vitória. Quase metade do eleitorado (47%) acha que a petista será a sucessora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para 32%, o vencedor será Serra. E o instituto Sensus deve trazer nova pesquisa esta semana.
@! O debate pode alterar?

Eu acho
Jornalista aprende na escola e nas redações a não "achar". "Achar" no sentido de emitir opiniões sobre os fatos que reporta. Deve limitar-se a expor os fatos. Cabe aos leitores tirarem suas próprias conclusões. No jornal, no rádio e na televisão somente os donos e um selecionado escrete de colunistas e de colaboradores podem "achar" o que quiser. Notícias de um lado. Opinião de outro. Tudo bem separado, segundo os manuais.

Apoio de tucanos
Dois prefeitos do PSDB de municípios do Vale do Jaguaribe – Raimundo Cordeiro, de Russas, e Frank Gomes, de Itaiçaba – ligados ao deputado federal Ariosto Holanda (PSB), confirmaram, neste sábado, apoio à reeleição do governador Cid Gomes (PSB). O parlamentar levou os dois prefeitos para um encontro em Fortaleza com o coordenador da campanha, o deputado federal Ciro Gomes, onde fecharam o apoio. Com relação ao comitê, foi inaugurado no último sábado.
@!Será o efeito Ciro?

Campanha nas ruas
O último sábado foi movimentado para os candidatos. Tivemos inauguração de comitês, caminhadas e visitas. Parece que a eleição segue o rumo das eleições municipais com a polarização entre Edilmo e Mirian. No tocante à música, enfadonha e pouco atraente para os ouvidos. De péssima qualidade como as originais. Quem sabe com o tempo o povo se acostume. Outra expectativa é com relação aos candidatos que aguardam decisão da justiça e será definitiva no próximo dia 5 de agosto.

Nunca mais
Elle voltou. Bravo, elegante, refinado, o notório Fernando Collor recrudesceu na quinta-feira (29), invadindo corajosamente – pelo telefone - a sucursal em Brasília da revista IstoÉ. Seu alvo era o repórter Hugo Marques, que ousou relembrar a dificuldade do senador do PTB em conseguir um “nada consta” na Justiça para confirmar sua candidatura ao governo de Alagoas. Irritado como sempre, desbocado como nunca, Collor avisou:−Se eu lhe encontrar, vai ser para enfiar a mão na sua cara, seu filho de uma puta!.
@! Na democracia brasileira, não deve existir espaço para valentoes, substituindo a educação. Quem sabe o eleitor alagoano aproveite a chance de punir com o voto.

Mais Ação
A Rádio Mais FM através da FAJI realizou mais um dia de ação junto às comunidades. Desta vez, os moradores da Vila Coqueiro e Altiplano receberam os benefícios e as lideranças comunitáras também apresentaram as suas necessidades. Os dirigentes reafirmaram as mesmas reivindicações de outras localidades como saneamento, saúde, segurança e oportunidade para os jovens.