Por Silvani Soares
Caixa financia programa ‘Um computador por aluno’Estados, municípios e Distrito Federal poderão financiar computadores portáteis para educação. A Caixa Econômica Federal está oferecendo linha de financiamento, dentro do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), iniciativa da Presidência da República, com coordenação do Ministério da Educação. O programa busca promover a inclusão digital, destinando laptops aos estudantes das escolas públicas de todo o país. Os computadores portáteis, destinados à educação, poderão ser financiados por estados, municípios e pelo Distrito Federal. São equipamentos novos, com conteúdos pedagógicos, que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem dos alunos matriculados na educação básica.
Imposto de Renda
A Receita Federal recebeu até as 9h desta terça-feira (26) 14,8 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2011. O número representa aproximadamente 61% do total de declarações esperadas neste ano – 24 milhões. O prazo de envio termina às 23h59 da próxima sexta-feira (29), horário de Brasília. A Receita Federal garante que não haverá prorrogação do prazo.O prazo para remeter a declaração, sem pagamento de multa, encerra às 23h59 (hora de Brasília) de sexta-feira, para os contribuintes que utilizarem os programas baixados da internet. Para quem preferir entregar as declarações por meio de disquete, vale o horário de atividade das agências bancárias Nove milhões de contribuintes ainda precisam entregar declaração do IR. A multa mínima para quem não entregar a declaração no prazo é R$ 165,74 e a máxima corresponde a 20% do imposto devido.
Nova campanha de desarmamento será lançada no dia 6 de maio
O objetivo do Ministério e das instituições e organizações da sociedade civil que vão atuar em conjunto é recolher o maior número de armas em todo o Brasil. Para tanto, a campanha traz novidades em relação às realizadas anteriormente, como a inutilização da arma já no ato da entrega e a ampliação dos postos de recolhimento. O Ministério da Justiça vai credenciar uma rede de postos para o recolhimento de armas em todo o território nacional. De acordo com levantamento a partir de dados oficiais, 80% dos crimes ocorridos no Brasil são com armas adquiridas legalmente. A arma de fogo mais utilizada é o revólver calibre 38. A realização de campanhas de desarmamento anteriores contribuíram para a redução da taxa de homicídios no país, segundo o estudo Mapa da Violência, divulgado em fevereiro deste ano. Na esteira das duas mobilizações anteriores, detectou-se diminuição de até 50% no índice de mortes em algumas regiões do país.
Especialistas: Novo Código Florestal não se sustenta
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e outras entidades divulgaram ontem um estudo em que afirmam não haver sustentação científica para a proposta do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) de reforma do Código Florestal.O texto de Aldo, que deve ser votado pela Câmara nos dias 3 e 4, prevê a redução da mata ciliar (que protegem os rios) dos atuais 30 metros a partir da margem para 15 metros, no caso de rios com menos de 5 metros de largura. Os cientistas argumentam que esta mudança poderá trazer “um impacto enorme” sobre as espécies de plantas e animais. Entre os ruralistas, no entanto, a proposta causa repulsa. -Não temos condições de adiar mais esta votação. O atual código é uma espada na cabeça do produtor -, disse a presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu.
Inflação ameaça os salários
Os ganhos reais dos trabalhadores nas negociações salariais deste ano devem ser menores do que em 2010, apesar da continuidade da expansão econômica, em ritmo mais baixo do que no ano passado, e do mercado de trabalho ainda aquecido. A inflação maior deve achatar os ganhos, avaliam líderes sindicais de diversos setores e regiões do País, tendo como base os acordos fechados nos primeiros meses deste ano, que obtiveram ganhos reais bem mais modestos. Categorias mais fortes, porém, podem ter desempenho melhor. Líderes sindicais notam que os acordos fechados neste ano tiveram alta real menor que em 2010.
Chapa única no Sindicato dos Comerciários
Apenas uma chapa está inscrita para a eleição da nova diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços de Iguatu, para o triênio 2011/2014. O ex-presidente Francisco Francimar encabeça a chapa, e vai para a terceira eleição acontecerá nos dias 11 e 12 de maio. Atualmente, a entidade conta com cerca de 1500 associados. E neste dia 1º de maio, já está programada para a sede campestre, uma vasta programação em comemoração ao dia do trabalhador. É mais um motivo para que a categoria se interesse também pela eleição.
Cadeiras e grama para o Morenão
Depois de ouvir dos atuais dirigentes que estão á frente do esporte local de que o gramado e cadeiras do castelão estariam vindo para a reforma do Estádio Morenão, um dono de clube não agüentou e respondeu com críticas à morosidade da obra. -Só cadeiras não vão adiantar. O povo quer é futebol. Não adiantam falar em cadeiras se não temos futebol.
Água e fumaça
Nada de novo na política local. Mas os prós e contra na administração municipal vêm ocupando os principais programas radiofônicos e jornais da cidade. O descaso para com os bairros neste período invernosos é o mais constante, aterro de lagoas, falta de atenção aos profissionais da educação sobre o Plano Pedagógico, a precária saúde entre outros. A Perimetral e o matadouro seguem na ordem do dia entre as reclamações. Próximo das eleições, a fumaça continua subindo no lixão, enquanto que no aterro sanitário a água dá no meio da canela. Por outro lado, o gestor responde com o anúncio de ordem de serviço e críticas aos desafetos. Em se tratando do Estado, o silêncio predomina. Se tivesse eleição na Semana Santa, com certeza o Judas receberia o nome de Lixão. Infelizmente setores da imprensa não gostam das nossas opiniões e se defendem de maneira desrespeitosa, às vezes sem qualquer parâmetro moral.
Creia em Deus
O Brasil foi o terceiro país em que mais se acredita em "Deus ou em um ser supremo" em uma pesquisa conduzida em 23 países. O país onde mais se acredita na existência de Deus ou de um ser supremo é a Indonésia, com 93% dos entrevistados. A Turquia vem em segundo, com 91% dos entrevistados e o Brasil é o terceiro, com 84% dos pesquisados.