Por Silvani Soares
Governo propõe bolsa para trabalhador se qualificar
O governo do Rio prepara mais uma bolsa, desta vez, para a qualificação profissional. A forte formalização no mercado de trabalho brasileiro não foi acompanhada pelo aumento da produtividade, por isso, o secretário de Ações Estratégicas, Ricardo Paes de Barros, da Secretaria de Assuntos Estratégicas (SAE), estuda há cerca de um ano usar o abono salarial, aquele salário mínimo que todo trabalhador com carteira assinada que ganha até dois mínimos tem direito uma vez por ano, para reduzir a rotatividade. O secretário também propõe fornecer um cupom de qualificação com valor de R$ 400, o que daria para custear 40 horas de treinamento. O custo dessa política: R$ 32 bilhões, atingindo 30 milhões de trabalhadores.
Estado cria cota para ex-detentos
Um projeto de lei sancionado pelo governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral torna obrigatória, nas empresas que prestam serviços ao Estado, a reserva de 5% das vagas para egressos do sistema prisional e menores cumprindo medida socioeducativa.
Imagem da PM
É inegável o desgaste da PM quando realiza abordagem. Em São Paulo, o novo comandante-geral da PM, Coronel Benedito Roberto Meira, afirmou que vai combater a truculência nas revistas feitas por policiais, medida que, acredita, pode melhorar a avaliação da corporação. O coronel também quer “limpar” a imagem da Rota nas redes sociais. Em alguns casos ha espetacularização e abuso quando se trata de mandado de prisão constrangendo famílias e vizinhos.
Cerâmica em alta
As sete mil indústrias cerâmicas do Brasil não sabem há tempos o que é crise econômica. Segundo a Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), o setor fechará o ano com um crescimento de 5%. Mas, segundo executivos do ramo, o percentual ainda foi pequeno, diante das possibilidades do Brasil. A projeção é de que em 2013, o crescimento seja superior a 8%. A expansão é turbinada pela expansão da construção civil e pelo investimento em projetos sustentáveis.
Flerte no supremo
Com o STF em alta, tem gente de partidos políticos sonhando com o passe de ministros do Supremo. No PV e no PSB o alvo seria Carlos Ayres de Britto; no PSOL, Joaquim Barbosa.
Impostos sem retorno
O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário comparou a carga de 30 países que mais arrecadam tributos com o Índice de Desenvolvimento Humano e concluiu que o Brasil proporciona os piores serviços e bem-estar aos contribuintes.
Café
Oferta dos chamados cafés gourmet no Brasil dobrou entre 2008 e 2011. “Entramos atrasados nesse mercado, mas acredito que temos conseguido reverter a imagem de grandes produtores de baixa qualidade”, diz Vanusia Nogueira, da Associação Brasileira de Cafés Especiais.
Partidos
O Brasil já tem 30 partidos. Mas há quem ache pouco. Além da volta da Arena, criada pela ditadura em 1966 para dizer “sim, senhor”, outras 12 legendas, acredite, estão em processo de formação. Uma delas leva o nome de... Partido da Mulher Brasileira (PMB). As mulheres são 52% da população brasileira podem ocupar mais este espaço. O país já tem uma mulher na Presidência, um sinal de que avançou, mas longe de ser uma nação economicamente e socialmente justa.
Nomes do PT
O Partido dos Trabalhadores não se entende sobre a escolha do secretariado. Presidente Marcílio deve deixar o cargo já que está se transferindo para o município de Maracanau. Bráulio Gomes, Karlos Rykário, José Roberto Duarte e Ramon Gabriel são os prováveis nomes apontados para ocupar cargo na próxima gestão.