Col@blogando - Natal de todos

Por Silvani Soares

Material de construção
“As lojas de materiais de construção vão oferecer financiamentos de até R$ 10 mil, com pagamento em até 24 meses. A nova linha de crédito, o Crediário Caixa Fácil, foi lançada pela Caixa Econômica Federal ontem, 14, e conta com recursos que podem atingir R$ 1 bilhão. Com o crédito, os consumidores poderão escolher a data de vencimento da primeira prestação em até 59 dias após a contratação. O pagamento pode ser feito via boleto bancário ou débito em conta corrente. As taxas de juros do crediário são prefixadas e flexíveis.”

Escreva uma carta
Depois das cartas, agora o cartão de natal está em desuso, uma tradição tão antiga quanto os próprios festejos do nascimento de Jesus Cristo. No início, eles eram pintados a mão por artistas renomados e sob encomenda. Nos dias atuais, essa demanda ficou reduzida devido a Internet, um meio bem mais prático e dinâmico, embora longe de conter o calor humano e a beleza das mensagens impressas de Natal. Por uma questão de comodidade, ou falta de tempo, as pessoas preferem enviar mensagens virtuais, algumas com efeitos visuais e sonoros. Algo automático e frio que não consegue transmitir a magia de uma época em que se entrelaçam sentimentos de alegria e tristeza. É pena que está caindo em desuso enviar cartões escolhidos especialmente para cada destinatário, com mensagens pessoais de gratidão, amor, desejos de prosperidade, saúde, paz. Pior é ver o cartão no lixo.

TG
Apesar da conotação política, poucos militares ou atiradores podem se manifestar sobre o caso. Percebe-se também que o gestor não tinha qualquer interesse. Pelo que se observa, o TG sempre foi municipalizado, embora sem fins lucrativos. Tinha a sua função social. Há de reconhecer que os comandantes pouco se apresentavam diante da sociedade para divulgar a sua importância, pois de há muito vem reduzindo o alistamento e muitos jovens burlaram lei para não servir. Faltou um projeto mais ousado para que a sociedade valorizasse mais a instituição militar que poderia acontecer com crianças e adolescentes em situações de risco social, campanhas preventivas, recuperação e conservação de escolas públicas, entre outras. Quanto ao gestor, pisou na bola e passa para a história com mais um ato de extinção, pois das 13 unidades do TG existentes no Estado do Ceará, apenas o acordo em Iguatu não foi cumprido. Alguma cidade poderia adotar o TG, estaria prestando um serviço ao município, pois o TG é um bom exemplo de como é possível conciliar a prestação do serviço militar obrigatório com as atividades civis dos jovens convocados.

Natal de todos
E a festa programada para o Natal de Luz parece que não transcorreu dentro do esperado registrando alguns imprevistos com o carro alegórico e o trio no cortejo. O Natal é de todos, mas o interesse pessoal contraria a vontade suprema e traz algumas reflexões se visto como palanque eleitoral. A população consciente não pode perder o espírito natalino, às vezes respaldada na hipocrisia que nominam como interesse popular. E coincidindo com a semana do cego: “o pior cego é o que não quer ver”.