Por Silvani Soares
Reta final de campanha, números da pesquisa e último debateO Ibope divulgou nesta quinta-feira (28) pesquisa em que aponta vitória de Dilma Rousseff (PT) com 57% dos votos válidos e José Serra (PSDB) com 43% na disputa em segundo turno pela Presidência da República. Como a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, Dilma pode ter entre 55% e 59%, e Serra, entre 41% e 45%. O critério de votos válidos exclui as intenções de voto em branco e nulo e os indecisos. Na pesquisa anterior do Ibope, divulgada no último dia 20, Dilma aparecia com 56% dos votos válidos e Serra com 44%.
Motivos para votar
O brasileiro tem vários motivos para votar nesta eleição e optar por um dos candidatos. Não pelo número das pesquisas, mas pelos números de um país estável. Em 2002, no segundo turno, estávamos no fundo poço, e agora no melhor dos mundos em 40 anos. Inflação era 12,5%, hoje 5,1%, o dólar próximo acima dos 3,90 contra 1,70 atualmente. O PIB que era de 2,7 hoje está acima de 7%. O desemprego, o grande vilão das massas, atingia a marca dos 12,7 contra 6,2 na era Lula. O chamado Risco BRASIL era acima de 2.400 pontos e hoje abaixo dos 174, o menor da história.
Diferenças regionais
Este ano, o PSDB elegeu também os governadores de São Paulo e Minas Gerais, mas a votação para presidente não está correspondendo à tradicional vantagem que os tucanos têm na região. O mais natural é que a identidade com o PSDB, que os levou a votar em Alckmin e não no candidato do PT, fizesse agora com que seus votos desaguassem em Serra, mas não é o que está acontecendo, pelo menos integralmente, até o momento. Ao contrário, há pesquisas que mostram Serra perdendo terreno no Sul e no Sudeste, enquanto a diferença que Dilma abre no Nordeste só faz aumentar. Pelas pesquisas, Dilma está abrindo entre 6 milhões e 7 milhões de votos de vantagem no Nordeste, onde há lugares em que ela atinge marcas próximas de 70% dos votos. Segundo ela, o país tem ainda 21,5 milhões de pobres.
Debate na Globo
O eleitor terá mais uma opção de analisar os candidatos, durante o debate de logo mais na Globo. O formato do debate facilita o plano traçado pela campanha. Não haverá perguntas de jornalistas ou confronto direto entre os candidatos. Dilma e Serra responderão a perguntas de eleitores indecisos, sobre temas previamente escolhidos. Na urna, o número transforma os candidatos Dilma 13, ou Serra 45.
Dicas
Quem não votou no primeiro turno, pode votar no segundo? Sim, os dois turnos são considerados eleições diferentes.
Lei Seca
A exemplo do primeiro turno, a Lei Seca também vai vigorar neste domingo, no Ceará, por determinação judicial. O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) decidiu, ontem, manter a proibição da venda e do consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurante no horário compreendido entre zero de sábado, 30, a meia noite de domingo, 31, dia do segundo turno das eleições.
Limite para pagamento mínimo do cartão
Governo e bancos adotarão medidas para padronizar e limitar a quantidade de tarifas cobradas nos cartões. Também vão promover uma ofensiva contra o pagamento do valor mínimo das faturas. A padronização deverá incluir a taxa de anuidade dos cartões, englobando o valor sobre benefícios oferecidos e custos dos programas de fidelidade.
Feriadão
As comemorações alusivas ao dia dos comerciários e servidor publico serão nesta segunda-feira 01.11.2010. Portanto, um dia após a eleição do segundo turno para presidente do país. Quem vai comemorar? Com o feriado, os bancos e repartições públicas só funcionarão na quarta-feira.
Totalização dos votos
A comissão de apuração do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu, na última quarta-feira, que somente fará uma nova totalização dos votos do pleito disputado em 3 de outubro último, no dia 30 de novembro. Segundo informações do TRE, o referido grupo de trabalho - presidido pelo corregedor Geral Eleitoral, desembargador Ademar Mendes Bezerra, e composto pelos juízes Jorge Luiz Girão Barreto e Francisco Luciano Lima Rodrigues - definiu aguardar os julgamentos dos recursos pendentes de apreciação pelo TSE.
Última do tucano
“Vou desprivatizar o país”. A declaração foi motivada pelo discurso do presidente da Federação dos Bancários de MG, GO e TO. Alfredo Brandão discursara pela "desprivatização" dos bancos estatais: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Festival de violeiros
Encerra-se nesta sexta-feira, no pátio do SESC local, o XII Festival de Violeiros e Repentistas do Município de Iguatu. Oportunidade para valorizar e conhecer renomados artistas nordestinos na arte do repente e viola. Dentre eles Ivanildo Vila Nova, Raimundo Caetano e Pedro Bandeira.