Por Silvani Soares
Brasil tem meio milhão de crianças sem documentos
Apesar da estabilidade econômica e do avanço social alcançados, o Brasil ainda tem mais de 500 mil crianças que “não existem” oficialmente, ou seja, que não foram registradas ao nascer. Foi a primeira vez que a informação constou no questionário do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que compilou os dados sobre as crianças que não haviam sido registradas até os dez anos de idade. São 599 mil crianças nessa situação em todo o país. Entretanto, juízes e especialistas afirmam que o número de brasileiros “invisíveis” é muito maior, porque o censo não incluiu a população adulta. A certidão de nascimento é o primeiro documento com valor legal na vida de um cidadão e pode ser feita em qualquer cartório gratuitamente. Ela também é necessária para inscrição em programas sociais, como o Bolsa Família. Sem conseguir o restante da documentação básica, quem não é registrado não poderá obter crédito, casar e abrir conta em banco. Pacientes que precisam de medicação controlada também não conseguem ter acesso aos remédios.
Crack ajuda elevar estatísticas de homicídios no país
O consumo do crack já provoca uma epidemia de homicídios no país, que vitima principalmente jovens de 15 a 24 anos e é um dos principais fatores do aumento da violência, especialmente no Nordeste. Luiz Flávio Sapori, professor da PUC Minas e um dos principais estudiosos do tema no Brasil, em dois anos de análise conseguiu constatar claramente este fenômeno nos dados de violência em Belo Horizonte, capital mineira. O Brasil simplesmente não tem uma política de atendimento ao usuário do crack. O SUS não está preparado tecnicamente para atender à especificidade do dependente de uma droga diferente de todas as outras existentes por aqui - diz o especialista.
Caminho para vender ao Governo
No dia 9 de agosto, no auditório da Faculdade de Educação da UFC, no Benfica, o Sebrae do Ceará ensinará aos micro e pequenos empresários o caminho das pedras que leva ao paraíso: a venda para o governo. Alessandra Andreazzi, diretora executiva da Tramity, empresa especialista na área, orientará como vender para o governo por meio de licitações públicas. (DN)
Reclamações por minuto
Leitor observa a determinação do governo ao anunciar a gratuidade dos medicamentos nas Farmácias Populares, mas critica a falta de cumprimento em alguns itens. Alô fiscalização...
Olheiros de plantão
Uma certa turma da imprensa do município anda assustada e irritada. Reclama logo que sai um comentário no post, artigo num jornal ou comentário de rua. Na escuta, grava o programa, pede explicações, e cobra respostas rápidas. Nada que desgaste o patrão de plantão.
Grupo Lagoa chega a Iguatu
Prefeito não perde a mania de misturar as coisas. Durante inauguração do supermercado Lagoa aproveitou para anunciar resultados de sua gestão como se fosse uma inauguração do município. O discurso deveria ser outro como tranquilizar os comerciantes que sempre exerceram atividades no município e apoiar o visitante que traz empregos e diversidades para os consumidores.
Por causa da política
Deplorável a participação de alguns hipócritas em alguns momentos da festa de Nossa Senhora Sant’Ana. Na caminhada, procissão e novenas pareciam uns santos. Durante o leilão, foi uma decepção com alguns soltando o veneno com termos impublicáveis. O fato causou e desconforto com algumas famílias se retirando do local. É bom refletirem pois no próximo ano teremos eleições.
Pai que teve filho morto por policial vai processar o Estado
Francisco das Chagas de Oliveira, pai de um garoto morto há um ano com um tiro na nuca disparado por um ex-policial, diz que vai processar o Estado do Ceará pelo homicídio. O homicídio ocorreu há um ano. Francisco das Chagas e o filho Bruce Cristian andavam em uma moto no Bairro Aldeota quando receberam o pedido de um policial para parar o veículo. Francisco diz que acreditava que havia um assalto próximo e o pedido não era dirigido a eles. O ex-policial militar do Ronda do Quarteirão disparou um tiro, que atingiu a nuca do garoto. O pai diz também que ficou traumatizado com o caso e que por conta disso não consegue mais andar de moto e perdeu a confiança em policiais. “Se precisar de ajuda hoje, uma coisa que eu não faço é pedir ajuda à polícia”, desabafa o pai.
Campanha alerta sobre riscos do sal
O Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) lançaram nesta terça-feira (26), em Brasília, a campanha Menos Sal. Sua Saúde Agradece!. A proposta é conscientizar o consumidor sobre os problemas que o uso do sal em excesso pode causar à saúde. Segundo a Anvisa, estimativas indicam que a população brasileira consome cerca de 12 gramas de sal por dia, mais do que o dobro recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é até 5 gramas diárias.
Previdência: decisão do STF beneficia 18 mil no Ceará
Com base em decisão tomada em setembro do ano passado pelo STF, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está corrigindo o valor dos benefícios de mais de 131 mil segurados que se aposentaram ou tiveram fixadas pensões entre 1991 e 2003. Além da correção mensal, eles vão também receber pagamento dos valores atrasados. Quanto aos valores retroativos, estes só serão pagos posteriormente, em data ainda não definida pelo ministério. - Segundo a Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap), no Ceará, cerca de 18 mil pessoas irão receber a revisão pelo teto, a maioria já em outubro. O presidente do INSS, Mauro Hauschild, explicou que as normas com o detalhamento do pagamento ainda serão divulgadas. Porém, todo o atrasado devido será pago com correção monetária.
TIM cresce e empata com Claro na vice-liderança
Com uma diferença de apenas 9.469 assinantes, a TIM empatou com a Claro na vice-liderança do mercado brasileiro de telefonia móvel em junho. Segundo números divulgados ontem pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), cada uma detém participação de 25,55% no total de celulares habilitados no país. A TIM encerrou o mês passado com 55.524.929 assinantes, com uma diferença inferior a 10 mil linhas em comparação com os 55.534.398 clientes da Claro.No fim de maio, a operadora tinha 256,3 mil celulares a menos do que a Claro. De acordo com relatório da Anatel, o país encerrou o semestre com 217,3 milhões de celulares habilitados. Somente em junho, as operadoras que atuam no mercado brasileiro venderam 2,3 milhões de novas linhas, 63% acima do volume comercializado no mesmo mês do ano passado.
Greve na Polícia Civil continua
A categoria permanece em greve desde o dia 2 de julho. Policiais querem reajuste salarial e melhores condições de trabalho. As negociações continuam sem avanços, afirma um sindicalista.
Pão congelado
O pão pode ficar congelado por até 30 dias. Para isso, use um saquinho plástico. Tire todo o ar possível e dê um nó. Outra opção é embrulhar em papel alumínio. Na hora de descongelar, retire da embalagem e deixe por até uma hora em temperatura ambiente.
Morenão ou a Praça da Bandeira?
Qual das duas obras terminará primeiro? A reforma do estádio Morenão ou a Praça da Bandeira? Quem acertar, ganhará de presente um celular. Agora, ninguém entende o despeito do Secretário de Esportes com os críticos do futebol local!!!
Tímidos e respeitados
É incrível a timidez do secretário de Saúde do município, Joab Soares, segundo os analistas políticos que o colocam na lista dos pré-candidatos. Perde espaço à sombra dos extrovertidos Aderilo e do vice-João Alencar. Em matéria de timidez, não fica atrás o empresário Júnior Sobreira. Pude observar durante entrevista ao Mais Debates quando do anúncio do projeto para a 48ª Expo 2011, em que atuará como presidente do Parque de Exposições. O evento será realizado no período de 2 a 7 de setembro com grandes atrações.
Festa da Padroeira
Com grandeza e entusiasmo terminou a festa da Padroeira Senhora Sant’Ana na terça-feira, 26. No encerramento teve procissão e o show católico com a cantora Joana. Sem dúvida, a maior festa da família iguatense nestas férias e que mantém uma tradição de 180 anos. Muitos fiéis comentavam que vão ficar com saudades. E após o início da semana imprensado devido ao feriado, a cidade volta ao normal.