Por Silvani Soares
Material reciclável, atitude ambiental
Quando retornarmos da vila São Pedro após transmissão de jogo pela Copa São Pedro no domingo, 12, observamos a atitude de humildes trabalhadores em prol do meio ambiente. A coleta de material reciclável que pode ser utilizado para a fabricação de novos produtos. Um bom exemplo com os resíduos constituídos de vidro, plásticos, papel, papelão, ferro, aço e alumínio. Uma alternativa para amenizar a quantidade de resíduo e gerar renda por meios de projetos de educação. Um exemplo que merece nosso apoio. Afinal, nem tudo está perdido.
Segunda fase do Programa Minha Casa Minha Vida
A segunda fase do Programa Minha Casa, Minha Vida foi lançada pelo governo nesta quinta-feira, 16, em cerimônia no Palácio do Planalto. A segunda etapa do programa prevê a construção de cerca de 2 milhões de moradias até 2014. O presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, informou, no último dia 6, que a segunda fase do programa terá recursos de R$ 120 milhões a R$ 140 milhões para financiar a construção de moradias para famílias com renda até dez salários mínimos.
Ministério Público denuncia juiz de Direito
O Ministério Público do Estado do Ceará, através do procurador Chefe da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (PROCAP) e do promotor de Justiça, Ricardo Rocha, denunciou nesta quarta-feira (15) criminalmente ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, o juiz de Direito, Carlos Ademá da Rocha, pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção e outros. A ação criminal também cita com envolvidos Fábio Soares Rocha filho do juiz; José Enilson Couras, o Courinha; José Alceu Cisne Viana; Maria Euziene Pontes da Silva e José Edmilson Vasconcelos. Segundo o promotor Ricardo Rocha, assessor da PROCAP, há comprovação de que os acusados receberam dinheiro para soltar bandidos perigosos, que haviam assaltado a agência do banco Bradesco na cidade de Parambu. Também foi requerido também o afastamento do juiz de suas funções. (Iguatu.org)
Lúcio não comparece à audiência com Ciro
A audiência da queixa-crime do ex-deputado federal Ciro Gomes contra o ex-governador Lúcio Alcântara foi agendada para o dia 26 de setembro, pela 11ª Vara Criminal do Fórum Clóvis Beviláqua.A sessão conciliatória, que estava marcada para esta quinta-feira (16), foi adiada em função de Lúcio Alcântara não ter sido encontrado para ser citado. A audiência de conciliação está prevista no artigo 520 do Código de Processo Penal.De acordo com os autos, a ação foi motivada pelos crimes de calúnia, difamação e injúria supostamente cometidos pelo então candidato a governador do Ceará, Lúcio Alcântara, contra Ciro Gomes. Em entrevista à imprensa, Ciro Gomes afirmou que a acusação foi uma das mais graves calúnias já feitas contra ele. “O que me interessa é que ele (Lúcio Alcântara) diga na Justiça que é mentira”, afirmou.
Policiais civis ameaçam entrar em greve
Policiais civis ameaçam entrar em greve caso as reivindicações da categoria não sejam atendidas. Baixa remuneração, efetivo reduzido e desvio da função estão entre os principais itens da pauta de reivindicação da categoria. Atualmente existem 1,8 mil policiais civis no Ceará, número bastante reduzido para atender à demanda. O último concurso foi realizado em 2002 e segundo o Sindicato da categoria, não houve nenhum tipo de concurso para a Polícia Civil no atual governo.
Mensagem sobre a remuneração de professores é aprovada
A mensagem número 7.259/11, de autoria do Governo do Estado, foi aprovada na sessão plenária desta quinta-feira da Assembleia Legislativa. A matéria trata a remuneração dos professores contratados por tempo determinado nos termos da lei complementar 22/00, com remuneração equivalente ao valor do piso salarial nacional para professor com nível médio de escolarização.
PNE Governo vai dialogar investimento em educação
O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou na quarta-feira (15) que o governo se dispõe a negociar a meta de investimento previsto no Plano Nacional de Educação (PNE). O projeto enviado ao Congresso Nacional prevê que seja aplicado 7% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação até o fim da década – hoje esse patamar é de 5%. Mas o documento já recebeu diversas emendas sugerindo que esse percentual seja ampliado para 10%.
JBC em clima junino
A escola JBC, no bairro Veneza, entra no clima junino com a realização do arraiá neste sábado. Coordenação convida família e estudantes para prestigiarem o evento a partir das 19h deste sábado no pátio da escola. Em clima de festa junina, o evento ganhará decoração colorida e barraquinhas com comidas típicas, e arrasta-pé.
Obituário
Nosso pesar à familia de Dona Mundinha, que faleceu nesta quarta-feira aos 76 anos. Pessoa querida foi uma das antigas moradoras do bairro Veneza onde residiu ao lado da praçinha do chafariz. Ao senhor Fancisco Torres e os filhos Tião, Torres e Valmir os nossos sentimentos de pesar.