Por Silvani Soares
Minha casa Minha vida
Empresários cearenses da construção civil preocupam-se com a marcha lenta do programa Minha Casa Minha Vida, que, no Ceará, mostra estes números: a Caixa Econômica Federal (CEF) tem aqui projetos para a construção de 10.500 unidades residenciais, para cuja aquisição há uma fila de 100 mil candidatos, todos na faixa de renda entre 3 e 10 salários mínimos. Até ontem, só haviam sido aprovados projetos equivalentes a não mais do que 1.800 unidades. É muito pouco. O xis da questão são os terrenos onde esses projetos serão construídos. Empresários esperam do governador Cid Gomes que poderia ser parceiro do programa, aportando os recursos da parte do saneamento. Milhares de famílias ficariam muito felizes”. (DN)
@! O programa precisa deslanchar também em nosso município.
Ficha suja
Alvo de mobilizações realizadas em todo o País, o projeto de lei contra os candidatos com ficha suja começa a abrir caminho para sua aprovação. O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), disse que na reunião de líderes, marcada para esta terça-feira, pedirá o empenho de cada um deles junto às bancadas para apoiar a proposta. Com ‘um certo consenso’, como frisou, o deputado acredita que a matéria estará pronta para ser examinada no plenário na semana depois da Páscoa. (Folha SP)
@! O fato tem deixado pré-candidato em alerta e revendo posições também.
Entra e sai
A praticamente duas semanas do fim do prazo para desincompatibilização dos ministros que vão disputar cargos nas próximas eleições, o governo começa a preparar uma cerimônia de despedida para os que saem e de posse coletiva dos novos ministros. A Agência Brasil apurou que pelo menos dez ministros deixarão o cargo até o próximo dia 3 de abril. O ministro José Pimentel também cogita se lançar ao Senado.
@ OH candidatura complicada, é esta vaga de senado no Ceará.
Cabidão do Efraim
Efraim Morais, do DEM da Paraíba, ostenta hoje o título de o maior empregador do Senado: tem 76 funcionários. Conta com 58 servidores em seu gabinete em Brasília e com outros dezoito no escritório político que mantém em João Pessoa. Apenas nove dos seus funcionários pertencem ao quadro efetivo do Senado (Veja)
@! Taí uma praga que ninguém consegue acabar.
Laboratório para o leite
Há 14 anos, a Federação da Agricultura do Ceará (Faec) luta para que se instale, em Fortaleza, um laboratório de alta tecnologia para controlar a qualidade do leite produzido no Estado. Por isso, a Feac celebra hoje a decisão do Ministério da Agricultura de liberar os recursos para a instalação desse laboratório. “É uma grande e histórica vitória”, diz Flávio Sabóia, vice-presidente da Faec. Esse laboratório deve ser inaugurado no começo do próximo ano. (DN)
@! Que venha logo, mas, sem prejuízos para os pequenos produtores.
Ronda do Quarteirão
Não deixa de ser uma boa intenção do vereador Aderilo Filho ao pedir a ampliação do Programa Ronda do Quarteirão em nosso município. É preciso esclarecer que o programa tem fundamento na filosofia de polícia comunitária, em que a interação com a comunidade é realizada por meio de visitas às residências, escolas, condomínios, praças e outros. A permanência da mesma equipe de policiais em cada área de serviço proporciona aos moradores um laço de confiabilidade perdido pelo policiamento tradicional e ainda está sendo lançado em outras cidades. Como o edil tem raízes na agricultura e está imbuído nos melhores propósitos, poderia se empenhar na ampliação do seguro safra e criar medidas para apoiar o agricultor que está acumulando perdas, nesse momento de indefinição do inverno.
@ Comenta-se que, com o desinteresse do eleitor por candidatos de fora, o prefeito quer tê-lo como alternativa para competir com os nomes locais.