Col@blogando - Mais Debates entrevista dirigentes do PSDB e PSC

Por Silvani Soares

O salário mínimo e as prefeituras

Prefeitos de municípios pequenos já se movimentam para tentar adequar as contas públicas aos reajustes do salário mínimo e do piso nacional dos professores. O fato vai refletir em municípios onde a prefeitura é a principal empregadora e o salário mínimo tem impacto geral nas contas. Próximos gestores sabem do pepino que vão pagar. Portanto a eleição é uma forma de escolher capacitados e qualificados para o cargo. Como disse um bem humorado leitor: Poste só serve para a rede elétrica ou satisfazer necessidade  cachorros.

A  seca no Rio Grande do Sul

O governo federal vai incluir o Rio Grande do Sul em um programa voltado para a construção de cisternas no Nordeste. O "Água para Todos", lançado dentro do programa Brasil Sem Miséria, tem a meta de construção de 750 mil cisternas até 2014. O anúncio foi feito neste sábado pelo ministro da Integração, Fernando Bezerra, que visitou o interior gaúcho atingido pela estiagem.

 

Oh calor!

Acho que cada morador pode descrever a sua história pessoal através do clima em nossa cidade onde a temperatura chega aos 32º. Onde se chega é procurando um local ventilado. Onde? Nem todos locais são refrigerados. Ruas asfaltadas com poucas árvores, e lagoas aterradas  aumentaram a temperatura. Nesse período aumenta também o consumo de água. Portanto, é normal ouvir de alguém: Oh calor!

 

Caldeirão da eleição

Eu não diria balela, provocação ou aventura, diante do anúncio dos novos pré-candidatos do PCdoB, professor Ivo e Pe João Batista à sucessão municipal, a exemplo de outros. Acho que é normal e vai mexer com o caldeirão sucessório diante do número de postulantes, o que  não significa que eles não tenham influência e mereçam atenção. É uma chapa pura de cunho religioso que afasta qualquer outro tipo de ideologia. Trata-se de dois nomes importantes e respeitados em nosso município, mas depende de outros fatores. Um experiente político disse certa vez que quando se deseja tirar um grupo forte do poder, o interesse deve ser coletivo. É preciso ceder para somar.

 

Torturas

Segundo uma fonte, o processo sobre as torturas em Iguatu terá novos capítulos. A estreia será no próximo mês de fevereiro e vai agitar a crônica policial, envolvidos e a opinião pública . Para a mesma fonte, com o desfecho veremos os verdadeiros culpados punidos. Como disse um membro dos Direitos Humanos: “Ninguém quer torturar torturadores, realizar prisões arbitrárias, negar direito de defesa nem praticar qualquer revanchismo, mas sim fazer valer o direito ao conhecimento histórico, à memória coletiva e à Justiça”.

 

Balanço da segurança

Leitor sugere aos nossos repórteres  um balanço da área de segurança com dados estatísticos em nosso município. Números de acidentes, mortes, apreensão de drogas, veículos e motos. Lembra ainda que existe uma entidade por nome de Iguatu Seguro que poderia contribuir com estes dados.

 

Mais Debates entrevista dirigentes do PSDB e PSC

Dando sequência à série de entrevistas com dirigentes de partidos em nosso município, o programa Mais Debates entrevistou neste sábado, 14, Jocélio Viana, do PSDB municipal,  que entre outras coisas afirmou o fortalecimento do partido no município. Disse  que  está aberto ao diálogo com outros partidos, exceto com o grupo do prefeito, que é vetado. Outro entrevistado foi o presidente do PSC, Vinicius Mendonça Assunção. Segundo ele, o partido tem melhor aproximação com o governo do estado, aqui liderado pelo PSB da deputada Mirian. E no município faz oposição responsável à administração. O partido segue a linha ideológica de valorizar a família e o cristão. Apresentará candidatos qualificados nessa linha, ficha limpa  e trabalha com a possibilidade de eleger dois representantes para a Câmara Municipal.