Por Silvani Soares
Lula diz que vai apoiar reeleição de DilmaEm clima de despedida, presidente diz que tirará seis meses de descanso para decidir sobre seu futuro. Trabalho com a ideia fixa de que Dilma será candidata. "É justo e legítimo e será minha candidata em 2014. Só existe uma hipótese: ela não querer ser candidata", afirmou, em entrevista durante um café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto. Com relação ao salário mínimo, Lula afirmou ontem que manterá em R$ 540,00 o valor do salário mínimo, previsto no Orçamento para 2011 e aprovado pelo Congresso. "Se tiver que fazer alguma mudança, Dilma fará depois de janeiro. A nossa proposta é justa e tem que se levar a sério", afirmou durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto.
Lula volta ao Ceará
Em um dos últimos atos de seu governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançará nesta quarta-feira a pedra fundamental da Refinaria Premium II, em São Gonçalo do Amarante, a 60 quilômetros de Fortaleza. O empreendimento, no entanto, só deverá ser iniciado em 2017, após o término do mandato da presidente eleita, Dilma Rousseff, e sequer consta no plano de investimento da Petrobras de 2010 a 2014. A estatal será a executora e financiadora da obra, que também não tem ainda licença ambiental.
Novo secretariado de Cid
Ainda é cedo para avaliar o novo secretariado, como no ministério de Dilma preservou a área econômica. As novidades ficaram por conta da Segurança e Justiça e o remanejamento dos petistas Nelson Martins, Camilo Santana e professor Pinheiro. Outra novidade foi a convocação de seis deputados abrindo vagas para os suplentes. O PSB domina as indicações no novo secretariado, com 7 pastas. PT e PMDB vem em seguida, com 4 e 3. A composição com o PSDB chamou a atenção, assim como a indicação de um suplente para ser líder de governo. Esperar agora o segundo escalão.
Feriado violento
É mesmo um contraste o feriado de Natal ser o mais violento do ano. Segundo o Núcleo de Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em CEs e BRs que cortam o Ceará, foram registrados 61 acidentes, com 12 mortos e 46 pessoas feridas.
Juntos e misturados
Leitor visitante faz observação. "Quem utiliza o terminal Rodoviário Fernandes Távora, será que vai mudar de nome também após a reforma", observa a mistura dos topiqueiros na passarela dos ônibus. Não é recomendável que fiquem garimpando passageiros, pois trata-se de setores distintos e atrapalha quando o movimento é grande. É bom evitar constrangimentos.
Recado
Leitor manda e-mail cobrando o registro da saída dos sem-tetos ao lado da RFFSA.
Inadimplência
Leitor avaliando: "Considero normal reajustar IPTU, mas por índices justos e aceitáveis. Como muitos não pagam, só vai aumentar a inadimplência".
Retrospectiva 2010
Emancipação de novos municipios
Governo sanciona Lei que permite a criação de novos municípios. A lei que prevê a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios no Ceará foi sancionada pelo governador Cid Gomes no último dia 28 de dezembro. O projeto é de autoria do presidente da Assembleia Legislativa e governador em exercício, Domingos Filho. Mas a palavra final para a real emancipação de cada distrito será da população. Por meio de um plebiscito, os moradores do município inteiro, e não apenas do distrito interessado, é que deverão decidir pelo desmembramento. Eleitor precisa ser orientado que além de votarem nos candidatos, participará também do plebiscito e no representante para o parlamento do Mercosul.(01/2010)
A esperança continua
A morte de Dona Zilda Arns deixou o Brasil triste. O trabalho da pastoral contra a desnutrição infantil virou referência. Zilda Arns chegou a ser indicada ao prêmio Nobel da Paz, em 2006. Apoiava os pobres onde quer que eles estivessem. Ela esteve em Iguatu em abril de 2007, num encontro realizado no SESC. Tinha 75 anos, era viúva, mãe de cinco filhos, fundou e coordenou a Pastoral da Criança. O orgulho só aparecia quando ela falava de sua obra.(01/2010)