Col@blogando - Lixo na ordem do dia

Por Silvani Soares

Trocar lâmpadas
As lâmpadas incandescentes comuns serão retiradas do mercado paulatinamente até 2016. Portaria interministerial de Minas e Energia, Ciência e Tecnologia e Indústria e Comércio regulamentando a retirada foi publicada no Diário Oficial da União. A finalidade é que elas sejam substituídas por versões mais econômicas. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a medida é fruto de um longo processo de negociação com setores da sociedade, por meio de consulta pública via internet e de audiência pública.

 

Recursos do PAC para creches
Fortaleza, Caucaia, Barbalha, Canindé, Itapipoca e Tauá são os municípios cearenses entre os 321 selecionados pelo Ministério da Educação que vão receber recursos para construção de creches e quadras poliesportivas. As verbas vêm da segunda etapa do programa de aceleração do crescimento (PAC II). O MEC disponibiliza para as prefeituras dois tipos de projeto de creche formulados a partir de critérios técnicos necessários para atender o público até 3 anos de idade. O total de recursos que será liberado ainda está sendo definido com o Ministério do Planejamento.

Lixo na ordem do dia
Se o gestor fizer uma pesquisa, o principal problema é o foco de muriçoca, que vem tirando o tirando o sono de muita gente. O meio ambiente tem sido o ponto fraco da atual gestão. Não tem resposta para o lixão, aterro sanitário e agora perde batalha para este inseto tradicional. É bom se preparar para a quadra invernosa.

População colabora
Em boa parte das vezes, a grande responsável pelos resíduos na via pública é a própria população, que teima em jogar o lixo nas esquinas, terrenos e ruas da cidade Outro fato que chama atenção, é que árvores estão sendo destruídas em alguns bairros por conta da presença de um inseto desconhecido. Inegável que o caminhão do lixo faz coleta sistemática, no entanto tem a falta de conteiner e lixeiras contribuem para o acúmulo nas esquinas e calçadas.

Plano Nacional de resíduos Sólidos
O governo federal tem até junho para elaborar proposta do Plano Nacional de Resíduos Sólidos que inclua metas de redução, reutilização, reciclagem de resíduos, aproveitamento energético e extinção de depósitos de lixo a céu aberto. O plano será elaborado por grupo de técnicos e dirigentes de 12 ministérios, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Previsões para o inverno
Acompanhando os sinais da natureza, profetas populares participam de encontro e fazem previsão para a estação das chuvas. Conversando com homem do campo, ele foi realista. Diante de tanta agressão ao meio ambiente, fica difícil profetizar inverno. Veja a situação no sul, onde chuva e seca dividem o mapa. Mas não perdemos as esperanças de um bom inverno.

Consumo de água em 2010
A informação é da Cagece. O cearense consumiu, no ano passado de 2010, exatos 246,5 milhões de m³ de água, ou seja, 14 milhões de m³ a mais do que no ano anterior de 2009. O consumo médio de cada residência abastecida pela Cagece foi de 156 m³. Em 2009, essa média foi de 153m³. Espera-se que o SAAE apresente sua estatística também.

Correios vão devolver taxa de inscrição
Os Correios vão devolver as taxas de inscrição pagas pelos candidatos no concurso realizado pelo órgão e que foi revogado pela Justiça, conforme foi publicado no Diário Oficial da União do dia 14 de dezembro de 2010. A devolução começa a ser feita, a partir do dia 10 de janeiro. Informações adicionais podem ser obtidas pela Central de Atendimento dos Correios, nos telefones 3003 0100 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (para as demais localidades).

Sentimental
Evaldo Gouveia será o homenageado do carnaval de Fortaleza deste ano. O projeto da Prefeitura inclui a gravação de um CD, com 20 canções pinçadas de seu cancioneiro, por intérpretes do quilate de Elba Ramalho, Lenine, Zé Renato, Jane Duboc, Leny Andrade e cearenses como Waldonys, Kátia Freitas, Marcus Caffé, Unidos da Cachorra e Breculê. Gestão atual desconhece artista que tem levado o nome de Iguatu além fronteiras.

Triste realidade
Na dramaturgia, vida real traz reflexões. Numa cena de novela, uma discussão mostra que por aqui com o dinheiro, se consegue qualquer coisa.