Por Silvani Soares
Natal quente e chuvoso
O tempo deverá se manter quente e abafado e com chuvas fortes do início da noite desta quarta-feira, 23, até domingo, 27, na maior parte do país. Para quinta-feira, 24, véspera do Natal, o Instituto Nacional Meteorologia (Inmet) prevê temperaturas elevadas em todo o país, mas, no fim do dia, deve chover em todas as regiões. O chefe da Previsão do Tempo do Inmet, Luiz Cavalcante, informou que o fim de semana deverá ser de sol e calor, pancadas isoladas e chuvas típicas de verão. “Praticamente em todas as regiões do país, vai chover neste Natal. Na Região Nordeste, porém, haverá pancadas de chuva apenas no litoral.”
Transporte escolar
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) está de olho no transporte escolar do Ceará. De acordo com o chefe da 5ª Inspetoria de Controle Externo, Rubens César Parente Nogueira, cerca de 40 municípios foram multados por uso irregular de ônibus destinados exclusivamente para a Educação. O programa Caminho da Escola, do Governo Federal, é um exemplo com indícios de má utilização.
Pesquisa
Tenho dito que a maioria das pesquisas só interessa a quem encomenda e a sua revelação, para os casos de quem estar na frente, pois muitos guardam a sete chaves. Perdoe-me, caro leitor, a minha opinião, e todo respeito ao contraditório, mas é bem provável que muitos têm uma pesquisa como definitiva. No Col@blongando faltou o complemento da pesquisa onde disse que não foi citado o prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa. Reproduzo na integra: No cenário sem Luizianne na disputa, Cid fica com 47%, Tasso, com 25%, Renato Roseno tem 6% e 15% não sabem dizer em quem irão votar. Já sem Tasso na disputa, Cid chega a 49%, Roberto Pessoa (PR), prefeito de Maracanaú, fica com 13%, Luizianne com 10% e Renato Roseno com 4%. No caso em que nem a petista Luizianne e nem o tucano Tasso participariam das eleições, o governador atinge 53%, Pessoa tem 14% e Roseno, 6%. A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 14 e 18 de dezembro e ouviu 982 pessoas em 34 municípios. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Coisas do futebol
O Fortaleza está de olho no paredão Adilson que tem vida incerta no alvinegro. Como disse o técnico Dunga: “No futebol o que interessa é o presente e não o passado. Realmente, o muro de Berlim caiu, mas o paredão está em pé. Acho difícil ele disputar a série C.
Lá e cá
A partir de 2010, o contribuinte terá de arcar com reajustes no IPTU que variam de 25% a 30% na capital. Por aqui a coisa não é diferente e com críticas da oposição. Espera-se que a prefeita da capital não cobre direitos de plágio.