Escrito por Silvani Soares
Transporte intermunicipal
O governador Cid Gomes assinou, ontem, sete ordens de serviços que darão início à operação do novo sistema de transporte rodoviário intermunicipal. Com o novo modelo, os passageiros terão uma maior qualidade nos serviços prestados pelas empresas de transporte e pagarão menos.
Empresa Guanabara S/A
Iguatu está entre as linhas radiais e regionais que atuarão no sistema. O novo sistema aumentará a circulação da frota em 380 ônibus, que serão obrigatoriamente equipados com ar condicionado e até cinco anos de uso. As tarifas sofrerão redução de 14%, chegando a 19% entre Juazeiro do Norte e Crato. Outro benefício virá para as motocicletas. Segundo o governador Cid Gomes, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) incidente sobre os modelos populares de motocicletas terá alíquota reduzida no exercício de 2010. Vamos esperar.
Casa para a história
Li na imprensa que a prefeitura de Fortaleza vai tombar a casa onde morou a escritora Rachel de Queiroz. Certa vez cobramos da então secretária de Cultura, Benildes Uchoa, porque não tombar a casa onde nasceu o maestro Eleazar de Carvalho e que poderia se transformar em um ponto turístico. Já falaram em tombar a casa de Dr. Edson Gouvea e até hoje nada. Como não deu certo mudar o nome da Rua 15 de novembro, espera-se que o reconhecimento venha com a implantação da Fatec.
Suplentes
A liminar pela suspensão de posse de vereadores sepultou de vez a esperança de algum suplente assumir alguma vaga. Mas resta a esperança de julgamento no TRE ou no caso do município atingir os 100 mil habitantes. Só assim o suplente assumirá, pois a PEC está definida e vamos esperar 2012. Já com o caso resolvido, a presidência poderia fazer melhor uso do dinheiro que devolve ao município implementando investimentos na casa, nos gabinetes e mudanças na casa, que continua.
Mudanças
O ex-prefeito Edilmo Costa está no direito de concorrer a uma vaga para assembléia. Mas é preciso analisar que o eleitor ainda não absorveu a mudança para o PR. O eleitor sofreu com Edilmo quando tinha como adversário o ex-governador Lúcio. Quanto às fofocas de uma aproximação com adversário local, ou seja, com o grupo do prefeito municipal, quem o conhece sabe que é impossível. Na verdade, o ex-prefeito ficou ausente e deixou tomar corpo a especulação. Iguatu só tem a ganhar com duas candidaturas locais, o que não impede também que outros candidatos sejam votados também. O eleitor de Iguatu e da própria região não pode reclamar.
Nossos Humoristas
O humor iguatuense em alta, com Damião (Jadilene), vencedor premiado no FHC, e agora Rogério Leodório (Palhaço, Compadre Cabaça) que conquistou a terceira posição no 6º Festival de Piadas realizado pelo Programa Show do Tom. Iguatu ainda não tem uma casa de diversão onde o público esteja acostumado a estes espetáculos. E para seguirem a carreira profissional, só mudando para outros centros.
Vila Olímpica
Os amigos do esporte esqueceram-se de lembrar ao gestor municipal a prometida Vila Olímpica durante a campanha eleitoral. Em clima de Copa do Mundo e Olimpíadas, o prefeito poderia reativar a discussão, incluindo verbas para a recuperação do Estádio Morenão também. Na condição atual, o estádio seria reprovado para o campeonato estadual.