Col@blogando - Inimigos do povo

Por Silvani Soares

Seguro rápido
“O ministro Carlos Lupi (Trabalho e Emprego) afirmou, ontem, que, no próximo ano, todo trabalhador poderá receber o seguro desemprego em 15 dias. A requisição por meio do novo sistema, chamado de Homolognet, será feita pela internet, a partir de março de 2010. O tempo de pagamento no sistema atual costuma demorar cerca de 40 dias. Com os efeitos da crise financeira internacional, até novembro, 2009 registrou um número recorde de brasileiros que receberam seguro-desemprego. De acordo com Lupi, 7 milhões de trabalhadores receberam o benefício, totalizando R$ 17,41 bilhões.

Opiniões I
Talvez você nem lembre, mas em meio a tantas opiniões, fica difícil trazer como retrospectiva neste espaço. Comentamos sobre a crise, escândalos, algumas notícias boas e ruins, pois é assim na visão deste colaborador. Queiram ou não a “Operação Fumaça” marcou o ano de 2009, pelo que se comenta até os dias atuais, pelo bem ou pelo mal e resumindo é um casamento sem a parte melhor. As polêmicas desapropriações, os casos mal resolvidos com a regulamentação dos mototaxistas e as mudanças com perda de aliados. O turismo e agricultura esquecidos, como exemplo o Trussu. A Saúde foi outro problema, às vezes aceitáveis, se comparado aos níveis de país, mas prejudicado quanto tratado por questões políticas domésticas.

Opiniões II

No entanto tivemos muito o que comemorar. Em termos de novidades mais palpáveis, a instalação do IML, a redução da violência com a implantação do Ronda do Quarteirão, o retorno do delegado Agenor Freitas, e outras ações implementadas pela Secretaria de Segurança. Sem dúvida o grande fato do ano. A Cidade Universitária, tantas vezes cobrada e  que virou realidade a partir da gratuidade dos cursos da URCA ao investimento de 20 milhões de reais, que constata a euforia da cidade, região e toda comunidade acadêmica. O momento vislumbra um novo cenário para 2010, onde nota-se um entendimento  estado-município, com a confirmação de parcerias cuja iniciativa pode ser um passo rumo à transformação e ao fortalecimento do nosso município no caminho do desenvolvimento sustentável.

Vagas para professor
A Universidade Federal inscreve, no período de 4 de janeiro a 2 de fevereiro, para concurso público com objetivo de preencher 12 vagas para professor. São 11 vagas para professor adjunto em Fortaleza, que exige titulação de doutor, e uma para professor assistente no Campus do Cariri, que exige título de mestre.

Inimigos do povo
O PPS do Ceará prometeu e cumpriu. Com a aprovação do aumento do IPTU 2010 pela Câmara Municipal de Fortaleza, o partido começou a distribuir, nos terminais de ônibus, panfletos expondo o nome dos vereadores que votaram favoráveis ao aumento do imposto e que são tratados como inimigos da população. Se a moda pega? Por aqui não é difícil identificar os vereadores que dizem amém e não é não é no apagar das luzes.